POP+MBP para Drogaria – POP PRONTO

R$ 899

POP Revisado e Ampliado – Versão 2022
Adquira a obra mais completa em Procedimentos Operacionais Padrão e Manual de Boas Práticas para Farmácias e Drogarias.

  • 62 POPs
  • 242 páginas
  • 37 RQs
  • Manual de Boas Práticas de Dispensação

SKU: POP_DROGARIA_2022 Categoria: Tags: , ,

Descrição do Produto

Confira abaixo primeiramente a lista mestra do material POP para Drogaria:

POP.001 Documentação Normativa
POP.002 Elaboração e Implantação de POPs
POP.003 Organograma
POP.004 Organização e Pessoal
POP.005 Recrutamento e Admissão
POP.006 PCMSO, Relatório Analítico e Exames Médicos
POP.007 LTCAT, PGR E EPI’s
POP.008 Atribuições do Farmacêutico
POP.009 Atribuições da Gerência
POP.010 Atribuições dos Balconistas
POP.011 Treinamento dos Colaboradores
POP.012 Autoinspeções
POP.013 Higiene Pessoal
POP.014 Higienização das Mãos
POP.015 Uso e Conservação de EPIs e Uniformes
POP.016 Manutenção e Calibração dos Equipamentos
POP.017 Limpeza do Ar Condicionado
POP.018 Limpeza da Geladeira e Congelador
POP.019 Limpeza Diária dos Ambientes
POP.020 Limpeza da Sala de Serviços Farmacêuticos
POP.021 Descarte de Resíduo e Retirada do Lixo
POP.022 Monitoramento da Temperatura e Umidade
POP.023 Termo-Higrômetro
POP.024 Manutenção Extintores de Incêndio
POP.025 Programa de Controle de Pragas
POP.026 Limpeza das Caixas d’água
POP.027 Qualificação de Fornecedores
POP.028 Qualificação de Prestadores Serviços
POP.029 Comunicação no Atendimento
POP.030 Comercialização de Produtos Correlatos
POP.031 Comercialização de Alimentos
POP.032 Aquisição de Medicamentos e Produtos
POP.033 Recebimento e Conferência de Mercadorias
POP.034 Armazenamento e Estocagem
POP.035 Armazenamento de Termolábeis
POP.036 Armazenamento de Antimicrobianos e Port. 344
POP.037 Armazenamento de MIPs
POP.038 Dispensação de Medicamentos
POP.039 Dispensação por Receita Digital
POP.040 Intercambialidade de Medicamentos
POP.041 Avaliação da Prescrição – Prevenção de Erros
POP.042 Entrega em Domicílio
POP.043 Sistema de Atendimento às Reclamações
POP.044 Mercadorias Avariadas ou Vencidas
POP.045 Medicamentos Falsificados
POP.046 Devolução de Produtos ao Fornecedor
POP.047 Devolução de Produtos dos Clientes
POP.048 Aplicação de Injetáveis – Agulhas e Seringas
POP.049 Aplicação de Injetáveis – Preparação
POP.050 Aplicação de Injetáveis – Vias de Administração
POP.051 Monitoramento da Glicemia Capilar
POP.052 Monitoramento da Pressão Arterial
POP.053 Aferição da Temperatura Corporal
POP.054 Inaloterapia
POP.055 Perfuração de Lóbulo Auricular para Brincos
POP.056 Saturação de Oxigênio
POP.057 Vacinação
POP.058 Acidentes com Perfurocortantes
POP.059 Atenção Farmacêutica
POP.060 Consulta Farmacêutica
POP.061 Farmacovigilância
POP.062 Prescrição Farmacêutica

 

Lista de Registros da Qualidade
RQ.002.01 Controle de Cópias Controladas
RQ.005.01 Solicitação de Contratação
RQ.005.02 Solicitação de Exame Médico Ocupacional
RQ.005.03 Cadastro de Colaborador
RQ.005.04 Checklist Documentos
RQ.006.01 Histórico de Exames
RQ.011.01 Registro de Treinamentos
RQ.011.02 Plano Anual de Treinamentos
Anexo I – Roteiro de Autoinspeção
Cartaz I – Higienização Simples das Mãos
Cartaz II – Higienização Antisséptica das Mãos
RQ.015.01 Termo de Recebimento de EPIs e Uniformes
RQ.016.01 Registro de Manutenção de Equipamentos
RQ.017.01 Registro de Limpeza do Ar Condicionado
RQ.018.01 Registro de Limpeza da Geladeira
RQ.020.01 Registro de Limpeza Diária
RQ.022.01 Monitoramento Temperatura e Umidade
RQ.025.01 Controle Interno Pragas
RQ.026.01 Registro de Limpeza da Caixa d’água
RQ.026.01 Registro de Limpeza da Caixa d’água
RQ.027.02 Lista de Fornecedores
RQ.027.03 Qualificação dos Fornecedores
RQ.028.01 Ficha Cadastral de Prest. Serviços
RQ.028.02 Lista de Prest. Serviços
RQ.043.01 Formulário de SAC
RQ.044.01 Registro de Avariados
RQ.050.01 Modelo de Registro de Livro de Injetáveis
RQ.050.02 Declaração de Serviços Farmacêuticos
RQ.060.01 Anamnese – Triagem – Prontuário do Paciente
RQ.060.02 Monitoramento das Condições de Saúde
RQ.060.03 Percepção Saúde Geral e Qualidade de Vida
RQ.060.04 Monitoramento de Serviços Farmacêuticos
RQ.060.05 Calendário Posológico
RQ.060.06 Modelo de Encaminhamento
RQ.061.01 Informações para Notificação
Anexo – Formulário para Notificação de Queixa Técnica de Medicamento
RQ.062.01 Modelo de Prescrição Farmacêutica

O arquivo ainda conta com o Manual de Boas Práticas

Diferenciais:

  • Material confeccionado em formato de texto para que (com possibilidade de alteração e adaptação);
  • Capa diagramada em CorelDraw, com excelente visual;
  • Disponibilidade de envio imediato

Economize seu tempo e atenda às solicitações da Vigilância Sanitária

Procedimentos Operacionais Padrão ou, simplesmente POPs.

O próprio nome já diz tudo: ter procedimentos a serem realizados de forma que o trabalho seja executado da mesma forma independentemente do colaborador que o executar.

Através dos Procedimentos Operacionais Padrão bem elaborados, são possíveis a identificação de falhas e a implementação de medidas corretivas no processo.

Procedimentos Operacionais Padrão evitam prejuízos à saúde dos usuários e as respectivas sanções legais cabíveis. Contudo, o mais importante é a empresa ter como fundamentação que esses documentos não devem ser utilizados exclusivamente e para o cumprimento legal e sim de forma que os mesmos sirvam como parâmetro de execução segura de todo o processo magistral.

Os POPs bem escritos deve estar disponíveis no local onde o trabalho é feito, pois elimina as chances de erros.

O que significa POP: Procedimento Operacional Padrão?

POP (Procedimento Operacional Padrão) vem do termo analogamente inglês Standard Operating Procedure (SOP).

Só para exemplificar: é o passo-a-passo com as instruções compiladas por uma empresa sobre como realizar determinada rotina, processo ou procedimento.

Mas qual é o objetivo de um POP?

De uma forma bem genérica um POP se resume em 4 pontos:

  1. O que deve ser feito;
  2. Como deve ser feito;
  3. Por quem deve ser feito;
  4. Quando deve ser feito.

Qual a importância dos Procedimentos Operacionais Padrão?

Para garantir a produção de um medicamento manipulado com qualidade, segurança e eficácia, a Farmácia com Manipulação deve seguir o Manual de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias. Este deve ser acompanhado de Procedimentos Operacionais Padrão de acordo com a legislação e a metodologia adequada ao seu estabelecimento. Isso permite que a empresa possua uma norma a ser seguida de modo que fatores humanos, técnicos, administrativos e de maquinários, sejam igualmente eficientes e que todos esses fatores influenciam na qualidade dos produtos estejam efetivamente sob controle.

A importância dos Procedimentos Operacionais Padrão está na prevenção, redução e eliminação dos desvios da qualidade e seus problemas relacionados.

Do mesmo modo isso tudo se aplica vale quando se fala na utilização dos POPs em Drogarias e em toda a cadeia farmacêutica.

Por que os Procedimentos Operacionais Padrão são tão valiosos?

Mesmo sendo itens obrigatórios quando pensamos em empresa da área da saúde, muitas pessoas não entendem como os Procedimentos Operacionais Padrão são tão valiosos.

Há muitas pessoas que restringem a elaboração desses documentos apenas para as áreas relacionadas ao processo técnico ainda que sirvam para muito mais:

  • Ter Procedimentos Operacionais Padrão bem descritos torna mais fácil para você treinar igualmente novos membros da equipe;
  • Trata sobre como fazer as coisas em sua empresa sem ocupar muito do seu tempo;
  • Eles também protegem você de se tornar um refém em seus negócios.
  • Por ter instruções que detalham algumas das atividades que você faz, você pode facilmente designá-las a um membro da equipe confiável para que você possa tirar algum tempo de folga (e assim esse membro saberá exatamente como executar a tarefa);
  • Ter Procedimentos Operacionais Padrão bem estruturados vão, inclusive, ser um grande ponto chave você decidir vender o seu negócio, com o propósito do seu comprador não ter que reinventar a roda;
  • Ainda no aspecto de equipes e pessoal, os Procedimentos Operacionais Padrão ajudam você a descobrir como fazer as coisas quando um dos membros de sua equipe deixa sua organização ou está de folga;
  • Por fim, ao implementá-los, você pode oferecer uma experiência incrível a todos os clientes, para que eles voltem sempre.

Quais são os tipos de POPs: Procedimentos Operacionais Padrão?

  • POPs fundamentais – Instruem sobre como fazer Procedimentos Operacionais Padrão das outras categorias;
  • POP metódicos – São aqueles que descrevem um sistema completo de teste ou método de investigação;
  • POPs para precauções e orientações de segurança – Como aqueles para se utilizar corretamente um equipamento ou EPI;
  • POPs para métodos analíticos – Que descrevem de forma detalhada e pormenorizada uma técnica de análise, por exemplo;
  • POPs para a preparação de reagentes;
  • POPs para recepção e registro de amostras;
  • POPs para garantia de qualidade;
  • POPs para arquivamento e para lidar com reclamações.

Como fazer um POP: Procedimento Operacional Padrão?

Há várias formatações possíveis para a criação de um POP, do zero.

Com toda a certeza escolher qual o modelo estrutural do documento é a etapa inicial do processo. O ideal é que todos os documentos elaborados pela empresa sigam o mesmo padrão, e o Padrão Internacional para se desenvolver os Procedimentos Operacionais Padrão é baseado na ISO -9000.

O formato com o qual você vai trabalhar dependerá de vários fatores.

Se você trabalha numa grande empresa ou em uma multinacional, precisará ter os Procedimentos Operacionais Padrão que sigam às políticas dessas organizações e à padronização interna. Sob o mesmo ponto de vista de um empreendedor, o layout pode ser bem mais simples e de acordo com o que você achar mais útil para o seu negócio.

Como escrever um POP?

Desde 2007 comercializamos POPs prontos para Farmácias de Manipulação e Drogarias com edições atualizadas a cada 12 ou 24 meses, ou seja, o melhor conjunto de POPs prontos para uso você encontra aqui. Como resultado da qualidade, são altamente recomendados por vários agentes da vigilância sanitária ao realizarem as inspeções nos estabelecimentos.

Não são POPs engessados, ou seja, todos podem ser editados caso o seu procedimento não seja exatamente aquele. Além disso, convém você avaliá-lo: possivelmente poderá fazer mais sentido para o seu negócio atualizar o seu processo conforme mudanças o que não é uma tarefa fácil de fato e dependendo da complexidade do seu trabalho.

Dicas de como elaborar procedimentos operacionais padrão:

  • Envolva os atuais responsáveis pelo procedimento nessa elaboração, já que são eles que conhecem a fundo a tarefa e dessa forma podem apontar suas particularidades
  • Forme o grupo de trabalho destinado a formular o POP
  • Descreva todas as etapas do procedimento, incluindo sobretudo o tempo necessário ou destinado a seu cumprimento (salvo, quando aplicável), materiais exigidos para sua execução e os respectivos resultados esperados
  • Alerte os envolvidos no que diz respeito às etapas críticas – já que, quando não cumpridas ou cumpridas de forma insatisfatória, podem surpreendentemente comprometer o resultado geral do procedimento
  • Não apenas monte checklists, fluxogramas, organogramas, como também elabore o que mais fizer sentido para verificar se a tarefa ou o procedimento foi realizado adequadamente
  • Por fim, organize então seu documento, de forma que contemple todos os elementos formais listados nos tópicos anteriores

Como organizar os POPs?

Os POPs cobrados pela Vigilância Sanitária continuam sendo da mesma forma: impressos conforme RDC.

Em suma é que você tenha uma pasta mestra, com todos os POPs do estabelecimento, mas que cada setor tenha uma cópia física dos mesmos, a fim de que se facilite a consulta.

Atualização de POPs

Os POPs precisam ser atualizados sempre que a empresa realizar alterações em sua estrutura física e/ou operacional. Ao mesmo tempo no próprio documento deve constar a frequência da atualização. O ideal é que os mesmos sejam revisados e atualizados anualmente.

Posso receber multa durante a primeira inspeção?

A multa nunca acontecerá na primeira inspeção. Primordialmente tudo depende da avaliação da defesa interposta pelo estabelecimento ao auto de infração e dos procedimentos em relação às irregularidades constatadas.

Ao receber o auto de infração o interessado pode apresentar Defesa, ou assim também Impugnação.

É dado o prazo de dez dias, corridos ininterruptamente, contados a partir do primeiro dia útil, após tomar ciência do auto precipuamente.

Salvo se o dia de vencimento do prazo seja um feriado ou fim de semana, o prazo se estende para o 1° dia útil seguinte.

Recebi um auto de infração da Vigilância Sanitária, então serei multado?

A princípio o auto de infração é lavrado sobretudo quando observada irregularidade caracterizada como infração sanitária.

Ele é o início do processo administrativo, visto que cabe ao estabelecimento o direito de defesa. Todavia, a penalidade só é aplicada após a análise da defesa apresentada. Se a defesa, ou impugnação, apresentada for deferida, não haverá penalidade. Se não for apresentada dentro do prazo legal, poderá haver penalidade dentre as previstas similarmente no código sanitário municipal da sua cidade.

Quanto custa a multa da ANVISA por não ter os Procedimentos Operacionais Padrão?

O descumprimento das disposições contidas no artigo 99, da RDC nº 44/2009 constitui infração sanitária de acordo com a Lei nº 6.437/1977, que descreve os tipos de infrações à legislação sanitária federal e estabelece as respectivas sanções.

Em conclusão , podem ocorrer:

  • Advertências;
  • Em seguida o pagamento de multas – cujo valor varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão;
  • Em terceiro lugar a apreensão ou interdição de mercadorias;
  • Do mesmo modo que pode chegar ao cancelamento do alvará de funcionamento do estabelecimento comercial, sem prejuízo das responsabilidades civil e penal cabíveis.

Download imediato após confirmação do pagamento.  Após realizar seu pagamento, acesse novamente a loja e faça login aqui na área do cliente

Informação Adicional

Formato do Arquivo

Word

Editável

Baixável

Responsabilidade

É de responsabilidade do usuário o arquivo e proteção do material, sendo possível ajustes e auxílios com até 07 dias após o download do mesmo. Não é de responsabilidade, tão pouco obrigatoriedade o reenvio do mesmo material seja quaisquer a situação, reforçando a responsabilidade da integridade e proteção do arquivo na máquina do usuário.

Informações Legais

Os guias e formulários lançados pela Pharmaceutical Consultoria tem finalidade de atualização dos profissionais prescritores.
Nossos produtos são manuais contendo fórmulas magistrais para que o farmacêutico magistral possa dessa maneira tanto utilizar como material de visitação médica quanto para sua própria atualização e banco de dados com formulações diferenciadas.
Material disponibilizado através de download, não incluindo assim versão impressa e nem CD, contribuindo com o meio ambiente.

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