POP Distribuidora, Armazenadora e Transportadora de Medicamentos + MBPDAT

R$ 1.990

Adquira a obra mais completa em POPs e Manual de Boas Práticas de Distribuição, Armazenamento e Transporte de Medicamentos.

  • Edição ampliada, revisada e atualizada com base na RDC nº 430 de 8 de outubro de 2020 e RDC n° 653 de 24 de março de 2022.

Descrição do Produto

São mais de 250 páginas incluindo Procedimentos Operacionais Padrão, Registros de Qualidade e Manual de Boas Práticas de Distribuição, Armazenamento e Transporte.

  • Manual de Boas Práticas de Distribuição, Armazenamento e Transporte (BPDAT).
  • Introdução e Lista Mestra.
  • Procedimentos Operacionais Padrão:

POP.001 – Condições Gerais e Específicas
POP.002 – Documentação Normativa
POP.003 – Elaboração e Implementação de POPs
POP.004 – Organograma
POP.005 – Organização e Pessoal
POP.006 – Recrutamento e Admissão
POP.007 – PCMSO, Relatório Analítico e Exames Médicos
POP.008 – LTCAT, PGR e EPIs
POP.009 – Utilização e Conservação de EPI
POP.010 – Utilização e Conservação de Uniformes
POP.011 – Treinamento de Colaboradores
POP.012 – Atribuições do Farmacêutico
POP.013 – Atribuições da Gerência
POP.014 – Comunicação no Atendimento
POP.015 – Qualificação de Clientes
POP.016 – Qualificação de Fornecedores
POP.017 – Qualificação de Prestadores de Serviços
POP.018 – Qualificação da Empresa por Parte do Cliente
POP.019 – Compra de Medicamentos
POP.020 – Recebimento de Medicamentos
POP.021 – Entrada de NFs de Medicamentos
POP.022 – Armazenamento de Medicamentos
POP.023 – Mercadorias Avariadas
POP.024 – Devolução e Recolhimento
POP.025 – Devolução – Vencidos
POP.026 – Devolução para Fornecedores
POP.027 – Devolução por Erros nos Processos
POP.028 – Sistemas de Atendimento ao Cliente
POP.029 – Expedição – Separação de Pedidos
POP.030 – Expedição – Conferência
POP.031 – Expedição – Faturamento
POP.032 – Carregamento e Transporte
POP.033 – Veículos e Cuidados Relacionados
POP.034 – Área Geográfica de Atuação
POP.035 – Armazenamento e Transporte de Termolábeis
POP.036 – Portaria 344 – Armazenamento e Comercialização
POP.037 – Portaria 344 – Vencidos e Avariados
POP.038 – Portaria 344 – Registros e SNGPC
POP.039 – Mapeamento e Qualificação Térmica do Armazém
POP.040 – Mapeamento e Qualificação Térmica de Rotas
POP.041 – Monitoramento da Temperatura e Umidade
POP.042 – Termo-Higrômetro
POP.043 – Manutenção e Calibração Equipamentos
POP.044 – Manutenção Extintores de Incêndio
POP.045 – Programa de Controle de Pragas
POP.046 – Programa de Gerenciamento de Resíduos
POP.047 – Programa Limpeza de Instalações
POP.048 – Limpeza das Caixas d’água
POP.049 – Práticas de Higiene Pessoal
POP.050 – Auditoria Interna
POP.051 – Inspeções Vigilância Sanitária

Lista de Registros da Qualidade

RQ.003.01 Rev.00 Controle de Cópias Controladas
RQ.006.01 Rev00 Solicitação de Contratação
RQ.006.02 Rev00 Solicitação de Exame Ocupacional Médico
RQ.006.03 Rev00 Cadastro de Colaborador
RQ.006.04 Rev00 Check List Documentos
RQ.007.01 Rev00 Histórico de Exames
RQ.009.01 Rev00 Termo de Recebimento de EPIs
RQ.010.01 Rev00 Termo de Recebimento de Uniforme
RQ.011.01 Rev00 Registro de Treinamentos
RQ.011.02 Rev00 Plano Anual de Treinamentos
RQ.015.01 Rev00 Ficha Cadastral de Clientes
RQ.016.01 Rev00 Ficha Cadastral de Fornecedores
RQ.016.02 Rev00 Lista de Fornecedores
RQ.016.03 Rev00 Qualificação dos Fornecedores
RQ.017.01 Rev00 Ficha Cadastral de Prestadores Serviços
RQ.017.02 Rev00 Lista de Prestadores Serviços
RQ.018.01 Rev00 Ficha Cadastral – Informações
RQ.020.01 Rev00 Ficha de Recebimento
RQ.020.02 Rev00 Etiqueta Quarentena
RQ.020.03 Rev00 Etiqueta Controlado
RQ.020.04 Rev00 Controle de Temperatura
RQ.022.01 Rev00 Fluxograma de Recebimento
RQ.023.01 Rev00 Registro de Avariados
RQ.024.01 Rev00 Rastreabilidade para Detentores
RQ.024.02 Rev.00 Devolução
RQ.028.01 Rev00 Formulário de SAC
RQ.031.01 Rev00 Fluxograma de Expedição
RQ.033.01 Rev00 Limpeza dos Veículos
RQ.039.01 Rev00 Mapeamento de Áreas de Risco
RQ.039.02 Rev00 Autorização Início da QD
RQ.040.01 Rev00 Mapeamento de Rotas e Veículos e Riscos
RQ.040.02 Rev00 Autorização Início da QD
RQ.041.01 Rev00 Monitoramento da Temperatura e Umidade
RQ.043.01 Rev00 Registro de Manutenção de Equipamentos
RQ.045.01 Rev.00 Controle Interno Pragas
RQ.047.01 Rev00 Limpeza – Diária
RQ.047.02 Rev00 Limpeza – Semanal
RQ.047.03 Rev00 Limpeza – Mensal
RQ.050.01 Rev00 Relatório de Auditoria Interna
RQ.050.02 Rev00 Relatório de Não Conformidade
RQ.050.03 Rev00 Solicitação de Alteração de Prazo

O arquivo ainda conta com o Manual de Boas Práticas + Legislações Específicas.

Economize seu tempo e atenda às solicitações da Vigilância Sanitária

Procedimentos Operacionais Padrão ou, simplesmente POPs.

O próprio nome já diz tudo: ter procedimentos a serem realizados de forma que o trabalho seja executado da mesma forma independentemente do colaborador que o executar.

Através dos Procedimentos Operacionais Padrão bem elaborados, são possíveis a identificação de falhas e a implementação de medidas corretivas no processo.

Procedimentos Operacionais Padrão evitam prejuízos à saúde dos usuários e as respectivas sanções legais cabíveis. Contudo, o mais importante é a empresa ter como fundamentação que esses documentos não devem ser utilizados exclusivamente e para o cumprimento legal e sim de forma que os mesmos sirvam como parâmetro de execução segura de todo o processo magistral.

Os POPs bem escritos deve estar disponíveis no local onde o trabalho é feito, pois elimina as chances de erros.

O que significa POP: Procedimento Operacional Padrão?

POP (Procedimento Operacional Padrão) vem do termo analogamente inglês Standard Operating Procedure (SOP).

Só para exemplificar: é o passo-a-passo com as instruções compiladas por uma empresa sobre como realizar determinada rotina, processo ou procedimento.

Mas qual é o objetivo de um POP?

De uma forma bem genérica um POP se resume em 4 pontos:

  1. O que deve ser feito;
  2. Como deve ser feito;
  3. Por quem deve ser feito;
  4. Quando deve ser feito.

Qual a importância dos Procedimentos Operacionais Padrão?

Para garantir qualidade nos serviços prestados o POP Distribuidora, Armazenadora e Transportadora de Medicamentos deve seguir o Manual de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias. Este deve ser acompanhado de Procedimentos Operacionais Padrão de acordo com a legislação e a metodologia adequada ao seu estabelecimento. Isso permite que a empresa possua uma norma a ser seguida de modo que fatores humanos, técnicos, administrativos e de maquinários, sejam igualmente eficientes e que todos esses fatores influenciam na qualidade dos produtos estejam efetivamente sob controle.

A importância dos Procedimentos Operacionais Padrão está na prevenção, redução e eliminação dos desvios da qualidade e seus problemas relacionados.

Do mesmo modo isso tudo se aplica vale quando se fala na utilização dos POPs em Drogarias e em toda a cadeia farmacêutica.

Por que os Procedimentos Operacionais Padrão são tão valiosos?

Mesmo sendo itens obrigatórios quando pensamos em empresa da área da saúde, muitas pessoas não entendem como os Procedimentos Operacionais Padrão são tão valiosos.

Há muitas pessoas que restringem a elaboração desses documentos apenas para as áreas relacionadas ao processo técnico ainda que sirvam para muito mais:

  • Ter Procedimentos Operacionais Padrão bem descritos torna mais fácil para você treinar igualmente novos membros da equipe;
  • Trata sobre como fazer as coisas em sua empresa sem ocupar muito do seu tempo;
  • Eles também protegem você de se tornar um refém em seus negócios.
  • Por ter instruções que detalham algumas das atividades que você faz, você pode facilmente designá-las a um membro da equipe confiável para que você possa tirar algum tempo de folga (e assim esse membro saberá exatamente como executar a tarefa);
  • Ter Procedimentos Operacionais Padrão bem estruturados vão, inclusive, ser um grande ponto chave você decidir vender o seu negócio, com o propósito do seu comprador não ter que reinventar a roda;
  • Ainda no aspecto de equipes e pessoal, os Procedimentos Operacionais Padrão ajudam você a descobrir como fazer as coisas quando um dos membros de sua equipe deixa sua organização ou está de folga;
  • Por fim, ao implementá-los, você pode oferecer uma experiência incrível a todos os clientes, para que eles voltem sempre.

Quais são os tipos de POPs: Procedimentos Operacionais Padrão?

  • POPs fundamentais – Instruem sobre como fazer Procedimentos Operacionais Padrão das outras categorias;
  • POP metódicos – São aqueles que descrevem um sistema completo de teste ou método de investigação;
  • POPs para precauções e orientações de segurança – Como aqueles para se utilizar corretamente um equipamento ou EPI;
  • POPs para métodos analíticos – Que descrevem de forma detalhada e pormenorizada uma técnica de análise, por exemplo;
  • POPs para a preparação de reagentes;
  • POPs para recepção e registro de amostras;
  • POPs para garantia de qualidade;
  • POPs para arquivamento e para lidar com reclamações.

Como fazer um POP: Procedimento Operacional Padrão?

Há várias formatações possíveis para a criação de um POP, do zero.

Com toda a certeza escolher qual o modelo estrutural do documento é a etapa inicial do processo. O ideal é que todos os documentos elaborados pela empresa sigam o mesmo padrão, e o Padrão Internacional para se desenvolver os Procedimentos Operacionais Padrão é baseado na ISO -9000.

O formato com o qual você vai trabalhar dependerá de vários fatores.

Se você trabalha numa grande empresa ou em uma multinacional, precisará ter os Procedimentos Operacionais Padrão que sigam às políticas dessas organizações e à padronização interna. Sob o mesmo ponto de vista de um empreendedor, o layout pode ser bem mais simples e de acordo com o que você achar mais útil para o seu negócio.

Como escrever um POP?

Desde 2007 comercializamos POPs prontos para Farmácias de Manipulação e Drogarias com edições atualizadas a cada 12 ou 24 meses, ou seja, o melhor conjunto de POPs prontos para uso você encontra aqui. Como resultado da qualidade, são altamente recomendados por vários agentes da vigilância sanitária ao realizarem as inspeções nos estabelecimentos.

Não são POPs engessados, ou seja, todos podem ser editados caso o seu procedimento não seja exatamente aquele. Além disso, convém você avaliá-lo: possivelmente poderá fazer mais sentido para o seu negócio atualizar o seu processo conforme mudanças o que não é uma tarefa fácil de fato e dependendo da complexidade do seu trabalho.

Dicas de como elaborar procedimentos operacionais padrão:

  • Envolva os atuais responsáveis pelo procedimento nessa elaboração, já que são eles que conhecem a fundo a tarefa e dessa forma podem apontar suas particularidades
  • Forme o grupo de trabalho destinado a formular o POP
  • Descreva todas as etapas do procedimento, incluindo sobretudo o tempo necessário ou destinado a seu cumprimento (salvo, quando aplicável), materiais exigidos para sua execução e os respectivos resultados esperados
  • Alerte os envolvidos no que diz respeito às etapas críticas – já que, quando não cumpridas ou cumpridas de forma insatisfatória, podem surpreendentemente comprometer o resultado geral do procedimento
  • Não apenas monte checklists, fluxogramas, organogramas, como também elabore o que mais fizer sentido para verificar se a tarefa ou o procedimento foi realizado adequadamente
  • Por fim, organize então seu documento, de forma que contemple todos os elementos formais listados nos tópicos anteriores

Como organizar os POPs?

Os POPs cobrados pela Vigilância Sanitária continuam sendo da mesma forma: impressos conforme RDC.

Em suma é que você tenha uma pasta mestra, com todos os POPs do estabelecimento, mas que cada setor tenha uma cópia física dos mesmos, a fim de que se facilite a consulta.

Atualização de POPs

Os POPs precisam ser atualizados sempre que a empresa realizar alterações em sua estrutura física e/ou operacional. Ao mesmo tempo no próprio documento deve constar a frequência da atualização. O ideal é que os mesmos sejam revisados e atualizados anualmente.

Posso receber multa durante a primeira inspeção?

A multa nunca acontecerá na primeira inspeção. Primordialmente tudo depende da avaliação da defesa interposta pelo estabelecimento ao auto de infração e dos procedimentos em relação às irregularidades constatadas.

Ao receber o auto de infração o interessado pode apresentar Defesa, ou assim também Impugnação.

É dado o prazo de dez dias, corridos ininterruptamente, contados a partir do primeiro dia útil, após tomar ciência do auto precipuamente.

Salvo se o dia de vencimento do prazo seja um feriado ou fim de semana, o prazo se estende para o 1° dia útil seguinte.

Recebi um auto de infração da Vigilância Sanitária, então serei multado?

A princípio o auto de infração é lavrado sobretudo quando observada irregularidade caracterizada como infração sanitária.

Ele é o início do processo administrativo, visto que cabe ao estabelecimento o direito de defesa. Todavia, a penalidade só é aplicada após a análise da defesa apresentada. Se a defesa, ou impugnação, apresentada for deferida, não haverá penalidade. Se não for apresentada dentro do prazo legal, poderá haver penalidade dentre as previstas similarmente no código sanitário municipal da sua cidade.

Quanto custa a multa da ANVISA por não ter os Procedimentos Operacionais Padrão?

O descumprimento das disposições contidas no artigo 99, da RDC nº 44/2009 constitui infração sanitária de acordo com a Lei nº 6.437/1977, que descreve os tipos de infrações à legislação sanitária federal e estabelece as respectivas sanções.

Em conclusão , podem ocorrer:

  • Advertências;
  • Em seguida o pagamento de multas – cujo valor varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão –;
  • Em terceiro lugar a apreensão ou interdição de mercadorias;
  • Do mesmo modo que pode chegar ao cancelamento do alvará de funcionamento do estabelecimento comercial, sem prejuízo das responsabilidades civil e penal cabíveis.

Informação Adicional

Páginas

272

Formato do Arquivo

Word

Editável

Baixável

Responsabilidade

É de responsabilidade do usuário o arquivo e proteção do material, sendo possível ajustes e auxílios com até 07 dias após o download do mesmo. Não é de responsabilidade, tão pouco obrigatoriedade o reenvio do mesmo material seja quaisquer a situação, reforçando a responsabilidade da integridade e proteção do arquivo na máquina do usuário.

Informações Legais

Os guias e formulários lançados pela Pharmaceutical Consultoria tem finalidade de atualização dos profissionais prescritores.
Nossos produtos são manuais contendo fórmulas magistrais para que o farmacêutico magistral possa dessa maneira tanto utilizar como material de visitação médica quanto para sua própria atualização e banco de dados com formulações diferenciadas.
Material disponibilizado através de download, não incluindo assim versão impressa e nem CD, contribuindo com o meio ambiente.

SEO

pop transportadora de medicamentos

pop para transportadora de medicamentos

pop para transportadora

pop qualificação de transportadoras

POP Distribuidora, Armazenadora e Transportadora de Medicamentos

Na Pharmaceutical Consultoria, oferecemos uma variedade de produtos digitais, incluindo ebooks, apostilas em PDF e documentos no MS Word. Devido à natureza dos produtos digitais e às leis brasileiras de proteção ao consumidor, gostaríamos de informar sobre nossa política de devolução para esses itens.

Não é possível realizar devoluções. Uma vez que os produtos digitais tenham sido baixados, acessados ou consumidos, não é possível solicitar reembolso ou devolução. Isso ocorre porque, ao fazer o download do produto, você adquire acesso imediato ao conteúdo, o que inviabiliza sua devolução. Os produtos comercializados em nossa loja caracterizam-se como produtos de consumo imediato.

Verificação prévia: Nosso compromisso é fornecer produtos digitais de qualidade. Antes de disponibilizá-los para venda, realizamos um controle de qualidade para garantir que o conteúdo esteja em conformidade com nossas diretrizes. No entanto, recomendamos que você avalie cuidadosamente a descrição e os detalhes do produto antes de efetuar a compra, para garantir que esteja de acordo com suas necessidades.

Backup e cópias de segurança: Recomendamos que você faça backup dos produtos digitais adquiridos e mantenha cópias de segurança em locais seguros. Embora façamos todos os esforços para fornecer suporte em caso de perdas acidentais, não nos responsabilizamos por quaisquer danos, exclusões ou perdas de produtos após o download.

Exceções limitadas: Embora nossa política geral seja de não aceitar devoluções de produtos digitais, entendemos que podem surgir circunstâncias excepcionais. Se você receber um produto digital com defeito ou que não corresponda à descrição fornecida, entre em contato conosco por meio do nosso serviço de suporte ao cliente através do (48) 99958-9235 ou do (48) 99806-7247. Avaliaremos a situação individualmente e buscaremos encontrar uma solução adequada.

Contate-nos: Estamos aqui para ajudar. Se você tiver alguma dúvida sobre nossos produtos digitais, nossa política de devolução ou precisar de assistência adicional, entre em contato com o nosso serviço de suporte ao cliente do (48) 99958-9235 ou do (48) 99806-7247. Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas e fornecer o suporte necessário.

Ao efetuar a compra de nossos produtos digitais, entendemos que você leu e concorda com nossa política de devolução.