Em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao novo coronavírus SARS-CoV-2, a Anvisa autorizou, em caráter temporário e excepcional, por meio da RDC nº 377, de 28 de abril de 2020, a utilização de “testes rápidos” para a pesquisa de anticorpos ou antígeno do novo coronavírus, sem fins de diagnóstico confirmatório, em farmácias e drogarias. Por isso lançamos o POP Testes Rápidos para COVID-19 em Farmácias e Drogarias:
Com isso, sabemos que a elaboração escrita dos procedimentos que envolvem a realização desses testes rápidos é uma das exigências para que esse serviço possa ser oferecido com padronização e segurança para população e trabalhadores.
Esse POP atende as recomendações apresentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e apresenta de forma detalhada como deverá ocorrer o procedimento dentro da sua empresa.
Como as farmácias e drogarias são unidades de prestação de serviços de assistência à saúde, faz-se necessário garantir a função contínua durante a pandemia da COVID-19.
Além disso, a disponibilização dos testes rápidos como serviços farmacêuticos pode ser de extrema importância para população, de modo a auxiliar na triagem de suspeitos infectados com o vírus SARS-Cov-2 e aliviar procura por postos de saúde e hospitais.
Contudo, farmácias e drogarias precisam estar preparadas para receber esses pacientes, a fim de minimizar o risco de exposição ao vírus que causa a COVID-19 e reduzir o risco para os clientes usando os princípios de prevenção e controle de infecções e distanciamento social.
O POP – Testes Rápidos para COVID-19 para Farmácias e Drogaria – é uma necessidade para os estabelecimentos que desejam oferecer esse serviço aos clientes.
O POP é composto por 58 páginas em formato Word para edição e vem acompanhado dos registros da qualidade citados a seguir:
- POP 1 – Condições e Organização do Ambiente de Trabalho
- RQ001.01 – Registro de Treinamentos
- RQ001.02 – Registro de Limpeza Diária
- POP 2 – Atendimento aos Pacientes para Realizar o Teste Rápido de COVID-19
- POP 3 – Uso de Equipamento de Proteção Individual – EPIs
- RQ003.01 – Termo de Recebimento de EPIs
- POP 4 – Higienização Simples e Antisséptica das Mãos
- Cartaz I – Higienização Simples das Mãos
- Cartaz II – Higienização Antisséptica das Mãos
- Cartaz III – Uso e Cuidados com Álcool 70%
- POP 5 – Coleta e Tipos de Amostras para Teste Rápido de COVID-9
- POP 6 – Teste Rápido COVID-19 – Antígeno
- POP 7 – Teste Rápido COVID-19 – Anticorpo IgG/IgM
Com poucos cliques você irá adicionar o logotipo da sua empresa e demais dados exclusivos do seu estabelecimento. Este material é pronto, ou seja, já está de acordo com as exigências da legislação, basta editar com seus dados.
Depois é só imprimir e treinar os seus colaboradores.
POP Testes Rápidos para COVID-19 para Farmácias e Drogaria
Os POPs bem escritos devem estar disponíveis no local onde o trabalho é feito, pois assim servem como guia dos procedimentos e eliminam as chances de erros.
O que significa POP: Procedimento Operacional Padrão?
POP (Procedimento Operacional Padrão) vem do termo analogamente inglês Standard Operating Procedure (SOP).
É o passo-a-passo com as instruções compiladas por uma empresa sobre como realizar determinada rotina, processo ou procedimento.
Download imediato após confirmação do pagamento. Após realizar seu pagamento, acesse novamente a loja e faça login na sua área do cliente.
Grupo de fórmulas no Facebook, clique aqui.