Tempos de crise tornam necessário que pessoas tenham mais de uma fonte de renda para manter mais tranquilidade e qualidade de vida, como é o caso de empreendedorismo e segurança como conciliar no desenvolvimento de sua Farmácia:
Tornar-se um empreendedor não é necessariamente uma tarefa fácil, pois é impossível prever o sucesso da tarefa. Mas investir em ramos promissores, como farmácias, é um bom ponto de partida para ter mais seguridade no decorrer do processo.
Antes de decidir se comprometer a uma jornada dupla, analise sua situação e veja se é possível combinar a atividade farmacêutica com outra ocupação, ou mesmo se é possível se dedicar à montagem da loja de forma exclusiva.
Assim, você não corre o risco de ser surpreendido negativamente no processo, considerando riscos e orçamento necessário de forma mais precisa.
Contudo, de modo a tornar o processo de empreender mais seguro, ou ao menos um terreno mais conhecido, nos tópicos abaixo vamos apresentar recursos e informações para que planeje seu negócio farmacêutico.
Por que Farmácia?
Mas, por que vamos focar nesse tipo de estabelecimento e não em um projeto de energia fotovoltaica, por exemplo?
Além dos motivos que vamos explicar mais detalhadamente a seguir, é possível ressaltar que essa é uma área de alta demanda e que, principalmente no caso de franquias, possibilita suportes que tornam o investimento menos arriscado e mais organizado.
Ou seja, é uma excelente opção para quem está começando a investir no próprio negócio, promovendo a independência financeira e até a possibilidade de crescimento enquanto empreendedor.
Acompanhe outros dois motivos abaixo.
Amplas oportunidades
Desde produtos básicos à vasta gama de medicamentos genéricos, a abertura de uma farmácia permitirá aumentar ainda mais os volumes de vendas.
Por exemplo, nos modelos de farmácia popular, um grande diferencial são os chamados “cestões” espalhados por toda a loja e a ficha de atendimento sem checkout (o atendente auxilia o pagamento do cliente no balcão).
Segmento de necessidade básica, menos afetado por crises
Um dos principais destaques de investir no setor farmacêutico é que ele pode se manter estável mesmo em momentos de crise, com as devidas adequações, como o que houve durante a pandemia do Sars-Cov-2.
Por ter produtos de primeira necessidade, como medicamentos e itens de higiene, o mercado farmacêutico sobreviveu melhor durante a pandemia.
Inclusive, considerando o momento da crise sanitária, o setor teve o aumento das vendas de diversos produtos, como:
- Lenços umedecidos;
- Máscaras;
- Álcool em gel;
- Luvas;
- Medicamentos em geral;
- Lencinhos de papel;
- Isotônicos e produtos de hidratação;
- Antitérmicos e analgésicos.
Dessa forma, é um setor que se mostra bastante estável, com demanda de itens nos diferentes períodos do ano.
Como conciliar a jornada dupla?
É uma tarefa difícil, mas um empreendedor pode combinar o trabalho na farmácia com as responsabilidades de administrar a fabricante de painéis elétricos, se esse for o seu desejo para expandir suas oportunidades e fontes de renda.
Para isso, contudo, é preciso disciplina, organização, planejamento e alinhamento com as equipes. Assim, para além de uma organização cuidadosa, há um conjunto de ações que demandam atenção, conforme listados abaixo.
Organize bem o seu trabalho
A necessidade de organização que um empresário precisa em seu negócio não é novidade. Tal atribuição torna-se ainda mais importante para uma pessoa que opera em duas profissões diferentes – sendo uma delas relacionada à saúde e bem-estar dos clientes.
Contudo, apesar da atenção necessária, o desempenho eficaz em ambas as tarefas pode trazer grandes benefícios – e até garantir uma possível redução das tarefas de trabalho enquanto empregado.
Uma tarefa bem executada reduz a possibilidade de problemas e retrabalhos, reduzindo a sensação de acúmulo de tarefas de uma pessoa com responsabilidades cada vez maiores.
Cabe ressaltar, ainda, que uma delegação eficaz – se for possível – é outro ponto fundamental para exercer as atividades com mais qualidade e menos sobrecarga.
Saiba se relacionar e intermediar situações
Às vezes você tem de prestar atenção em mais de uma tarefa ao mesmo tempo (por exemplo, uma emergência em um local de trabalho enquanto você está em outro).
Nessas situações, seja o mais diplomático possível com seus colegas de trabalho e supervisores ao decidir como compartilhar a responsabilidade.
Lembre-se de que o diálogo, a negociação, a compreensão e a cooperação o ajudarão a lidar muito melhor com as circunstâncias que envolvem o aluguel de ambulâncias.
Tenha uma convivência amigável
O trabalho nem sempre é prazeroso, mas fazer amigos criará um ambiente mais saudável, produtivo e divertido para todos.
Pode até ser uma rotina difícil, mas saber que você tem pessoas que te apoiam e se apoiam quando necessário vai te ajudar a atuar com muito mais dedicação e zelo.
Lembre-se: o trabalho não é nada menos que pessoas realizando atividades e projetos juntas, visando produzir algo de valor, seja um cabeamento estruturado de redes ou um serviço de limpeza, mais especificamente neste caso, oferecer produtos relacionados à saúde e bem-estar ou mesmo sua atividade principal enquanto empreende nesse setor.
Seja passional
É aconselhável comprometer-se totalmente com o trabalho, para que o desgaste que pode ocorrer em qualquer profissão não ameace o desempenho das atividades necessárias à empresa, e assim seja possível continuar desenvolvendo o empreendimento.
Este conselho não se aplica apenas à farmácia ou à indústria criativa. Afinal, o comércio de mercadorias pesadas também exige o total comprometimento do empresário.
Nenhum cliente que procura Instalação de pabx gostaria de ter um atendimento ruim, muito menos quando essa má experiência se relaciona com a falta de paixão do empreendedor para com o estabelecimento.
Descanse quando possível
Se você combinar vários empregos com um emprego de meio período, sua programação de atividades provavelmente variará de semana para semana.
Com isso, pode não ser possível obter 8 horas de sono ininterrupto todas as noites, especialmente em um horário pré-determinado.
É por isso que você deve aproveitar todos os momentos em que pode ir para a cama cedo ou descansar algumas horas.
Afinal, a falta de sono acabará por cansá-lo e dificultar o equilíbrio entre dois empregos e outras responsabilidades da farmácia.
Seja uma pessoa saudável
Evite depender de substâncias como cafeína e álcool para regular o estresse e a vitalidade. Construir uma tolerância a essas substâncias pode prejudicar rapidamente sua capacidade de concentração ou até mesmo o descanso, quando necessário.
Por isso, você deve seguir uma dieta saudável e balanceada que regule sua ingestão calórica ao longo do dia, procurando se exercitar com frequência para se manter ativo.
Se você não tem tempo para ir à academia, tente andar de bicicleta ou caminhar até a empresa de aluguel de tenda 10×10.
Estes minutos de exercício vão fazer a diferença, preparando-o melhor para um dia de trabalho árduo.
Dicas para empreender na área farmacêutica
Por fim, chegou a hora de focar na parte prática e estratégia – ou seja, no que você precisa fazer para conquistar sucesso com a sua farmácia.
Leia com atenção as dicas que iremos listar abaixo e veja o que um empreendedor deve fazer!
Comece com um plano de negócios
O plano de negócios é uma etapa importante no planejamento de qualquer empresa, e a farmácia não foge à regra. Com esse documento é possível pensar e estruturar o negócio a longo prazo, definindo metas e objetivos para o estabelecimento.
Existem vários métodos e modelos para a criação de planos de negócios.
Portanto, independentemente de qual for escolhido, é importante que seja um documento que colete e registre informações sobre o mercado e o público, e que descreva de forma objetiva a proposta de valor da empresa.
Invista em sua educação empresarial
Como qualquer outra habilidade técnica, a gestão deve ser desenvolvida por meio de uma combinação de teoria e prática.
Portanto, além de aprender com os erros e acertos do dia a dia da farmácia, o farmacêutico empreendedor também deve contribuir para sua formação.
Recomenda-se participar de treinamentos e cursos sobre gestão e empreendedorismo, estudar os conteúdos especiais da internet e ler livros sobre o assunto.
Quanto mais conhecimento e know-how, desde o laudo de spda até o atendimento ao público, maior a capacidade de gestão e as chances de sucesso comercial do empresário.
Conheça bem a legislação
A legislação farmacêutica brasileira é uma das mais rígidas do mundo. Por isso, é importante conhecer bem as regras a fim de evitar multas e outros problemas de fiscalização.
Além de vários regulamentos da ANVISA, a abertura de uma farmácia requer a obtenção de licenças comerciais e de saúde, conformidade com os regulamentos locais e estaduais, que podem variar de acordo com o local do negócio, e aprovação em uma auditoria como o Conselho Federal de Farmácia.
Neste sentido, a orientação é pesquisar bastante sobre o assunto e, se necessário, entrar em contato com a ANVISA e autoridades locais para esclarecer dúvidas.
Tenha conhecimento
O atendimento farmacêutico funciona como no consultório médico. O primeiro passo de um médico é identificar os sintomas do paciente e ter compreensão sobre como tais dores podem ser resolvidas de forma segura, considerando as características únicas de cada cliente.
Com base neles e no exame clínico, o profissional geralmente é capaz de auxiliar no diagnóstico ou atuar mais rapidamente em uma emergência. Somente após o diagnóstico é possível prescrever medicamentos para o paciente tomar e se recuperar.
Ou seja, a solução é a cura por meio do medicamento – que é vendido na farmácia.
Mas o uso desses produtos e a recuperação requerem primeiro um diagnóstico profissional.
Portanto, entenda primeiro o que está acontecendo com o profissional de laudo cautelar de vizinhança que busca auxílio em seu estabelecimento para orientar os recursos necessários para fornecer exatamente a ajuda que ele precisa.
Trabalhe sempre com materiais de alta qualidade
A escolha da opção mais barata deve estar longe da escolha principal no momento da seleção de materiais e produtos de trabalho.
Se os itens não proporcionarem a segurança e qualidade necessária, mesmo que sejam mais acessíveis, eles nunca devem ser uma opção para você que deseja se destacar na indústria farmacêutica.
Lembre-se: você está trabalhando com o bem-estar, a autoestima e a saúde das pessoas, por isso a escolha dos melhores materiais deve ser uma prioridade.
Por essas razões, invista em produtos de qualidade e mostre sempre para seus clientes que eles estão sendo tratados com as melhores medicações disponíveis no mercado farmacêutico.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
https://pharmaceuticalconsultoria.com/loja/
Quer saber como podemos ajudar sua farmácia faturar mais também nas redes sociais? Clique no link a seguir e obtenha mais informações: https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999589235