Skip to main content

Para quem pretende empreender no mercado farmaceutico, e busca ser bem-sucedido, precisa ter um conhecimento pleno na área da saúde, competência comercial e habilidades clínicas. Como ser um bom empreendedor no mercado farmacêutico:

Uma liderança forte é de total importância quando se trata de empreender no mercado farmacêutico, pois esse setor precisa de bom senso, clareza na gestão e uma compreensão abrangente sobre dispositivos médicos e atendimento aos clientes, ou pacientes.

Em se tratando de um setor no qual os profissionais têm impacto direto na vida das pessoas, o empreendedor que deseja fazer parte desse mercado importante para toda a sociedade precisa contar com disciplina, segurança e orientação aguçada.

Pelo momento que o mundo vive, após uma pandemia de alto impacto para toda a população, há etapas que não podem ser ignoradas e projetos que devem servir de base para empreender no mercado farmacêutico e alcançar o sucesso. Inclusive, esse mesmo aspecto é um destaque sobre os motivos de investir nessa área.

Criação de oportunidades para terceiros

Um profissional que busca empreender no mercado farmacêutico deve estar ciente, desde o princípio, que o trabalho não pode ser feito de maneira solitária, e consultoria de segurança do trabalho variáveis são necessários. 

Dessa maneira, é preciso capacitar o potencial dos funcionários, assim como criar oportunidades de crescimento profissional.

Isso pode incluir diversos fatores, como:

  • Estimular o aperfeiçoamento profissional;
  • Investir em bolsas de estudo;
  • Participar de eventos corporativos;
  • Realizar treinamento regular.

Os empreendedores podem reconhecer o talento por parte de membros da equipe e assim inspirar e capacitar essas pessoas, bem como os demais profissionais que ingressarem no negócio. 

Além disso, os empreendedores podem servir como orientadores e conselheiros sobre como construir uma ponte no relacionamento com pacientes e clientes em geral. 

O sucesso ao empreender no mercado farmacêutico significa buscar oportunidades de crescimento, e garantir que todos ao redor estejam na mesma sintonia. 

Percepção sobre empreender no mercado farmacêutico

O empreendedor precisa ter uma percepção clara sobre enxergar o quadro geral, a fim de entender como as ações da equipe afetam o desempenho como um todo, assim como dos profissionais de contabilidade gerencial e financeira que cuidam de processos burocráticos.

Empreender no mercado farmacêutico pode ser desafiador, em um primeiro momento, e também de alto risco e, por isso, cada tomada de decisão precisa ser pensada de forma estratégica.

O empreendedor deve ser capaz de avaliar resultados possíveis, equilibrando as necessidades da equipe e o atendimento ao mercado consumidor. 

Dessa forma, devem estar atentos quanto ao cumprimento da legislação e das regras impostas pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia), e todas as informações devem ser compartilhadas com a equipe de trabalho, assim como as políticas em torno dos medicamentos. 

Os hábitos de consumo passam por mudanças significativas continuamente, e quem deseja empreender no mercado farmacêutico precisa ter uma visão abrangente sobre a responsabilidade em que está inserida.

Ampliação do conhecimento farmacêutico

Para as pessoas que sempre pensaram em empreender no mercado farmacêutico, vale lembrar que não se resume apenas a um balcão e a leitura de uma receita médica, mas é preciso ter um conhecimento amplo de toda a indústria produtiva. 

Essa expansão de conhecimento permite que empreendedores possam se estabelecer como uma autoridade do setor e líder de pensamento frente a equipe, mesmo que estabeleça um planejamento sucessório familiar para cuidar dos negócios. 

Uma maneira de aumentar o conhecimento farmacêutico é obter certificados do CFF, entre outras entidades de classe, que oferecem oportunidades de aprendizado adicional. 

Mais ainda, quem pretende empreender no mercado farmacêutico precisa se manter informado sobre as novidades do setor, além de pontos de interesse da área da saúde, e então transferir todo o conhecimento para a equipe de trabalho. 

Marketing para empreender no mercado farmacêutico

Um negócio de sucesso compreende aprender sobre os clientes. Os empreendedores que sabem como empreender no mercado farmacêutico não podem seguir a intuição quando se trata de vender equipamentos médicos e medicamentos. 

Os clientes demoram a se acostumar com algo novo e, mesmo que uma farmácia esteja vendendo uma versão nova e aprimorada de determinado medicamento, eles ainda podem preferir a fórmula anterior. 

Sendo assim, o empreendedor precisa pesquisar os desejos e necessidades dos clientes para ter sucesso ao empreender no mercado farmacêutico, junto com contabilidade fiscal e tributária para manter a saúde financeira adequada ao adquirir os produtos a serem disponibilizados.

Para isso, o proprietário do estabelecimento comercial pode identificar medicamentos de venda livre e varejo que são populares no mercado. 

A realização de pesquisa de mercado e revisão de tendência, tendo como base as próprias vendas, ajudam nessa tarefa. 

Na sequência, é preciso tomar medidas necessárias para comercializar, de maneira inteligente, os produtos de tendência para elevar as vendas. 

Cabe ressaltar que empreender no mercado farmacêutico permite inovar, dentro das regras e legislações vigentes. 

Com isso, pode-se expandir o alcance com a venda de produtos de forma digital, por meio de um aplicativo móvel ou um site e-commerce, bem como ofertar itens complementares de saúde e bem-estar.

Construção de relacionamentos comerciais fortes

O investimento na capacitação da equipe de trabalho tem como objetivo construir um ambiente de confiança, gentileza e conforto. 

O empreendedor deve formar conexões pessoais e interagir com os clientes, se o desejo é que eles voltem repetidamente. 

Um modelo de negócios de quem sabe empreender no mercado farmacêutico pode conquistar a fidelidade dos clientes com um programa de recompensas e uma assessoria trabalhista para cuidar dos funcionários.

Os benefícios estão relacionados ao aumento de tráfego, muito porque há recompensas e descontos envolvidos. 

Clientes que possuem doenças que necessitam de tratamento prolongado, ou o público-alvo em geral, gostam de comprar produtos relacionados à saúde em um ambiente familiar.

A instalação de um software de cobrança com CRM (Customer Relationship Management), isto é, gerenciamento de relacionamento com o cliente, mantém o registro com nome, telefone e e-mail dos pacientes. 

Isso permite a oferta personalizada, descontos e recompensas quando os clientes atingem um determinado número de compras na farmácia.

Dessa forma, o próprio estabelecimento se torna uma referência de atendimento satisfatório, com motivos convincentes para que esses clientes retornem posteriormente e indiquem o estabelecimento para terceiros. 

Sempre melhorar o atendimento ao cliente

A qualidade de atendimento ao cliente que uma farmácia oferece é crucial para o sucesso do empreendimento, impactando diretamente no tempo que ela continua funcionando, inclusive com os serviços contabilidade justificando esse total cuidado. 

Caso tenha um cliente insatisfeito, seja no estabelecimento comercial, ou com alguma reclamação online, a equipe de atendimento deve ser educada e promover a melhor solução possível. 

O foco deve ser em resolver qualquer tipo de problema, independentemente das circunstâncias ou situação que o cliente apresenta.

O potencial do cross selling e up selling

Saber empreender no mercado farmacêutico é compreender que, quando se trata de saúde, os clientes estão sempre dispostos a investir quando recebem motivação adequada para isso. 

A maneira como um estabelecimento nesse modelo de negócio pode fazer isso, desde que alinhado às necessidades do público, é por meio de cross selling e do up selling

Essas técnicas são aplicadas para vender produtos complementares ou uma variante melhor ou maior de um produto que pode ser de interesse para um determinado cliente, mesmo que tenha que se adaptar a uma auditoria contábil.

Dessa forma, a equipe deve estar treinada para propor sugestões aos clientes sobre a compra de produtos complementares para promover o cuidado.

Por exemplo, pode-se vender ou oferecer uma versão de um determinado produto, só que em maior quantidade, como remédio para dor de cabeça. 

Tanto o cross selling quanto o up selling são técnicas que melhoram a experiência do cliente, assim como geram vendas mais altas para os negócios. 

Estoque inteligente evita falta de produtos

Para quem vai empreender no mercado farmacêutico, a dica final é que o layout do estabelecimento comercial e a disposição dos produtos são muito importantes. 

A estratégia principal é saber onde e como os produtos ficam dispostos, e como eles devem seguir as regras quando se trata de medicamentos e bens de consumo que podem ser comprados sem uma receita médica. 

Dessa forma, fica mais fácil impulsionar as vendas, além de facilitar a localização dos itens. Lembre-se que os clientes tendem a consumir mais quando encontram, de maneira fácil, exatamente o que procuram. 

Já o estoque inteligente de produtos se dá nas prateleiras disponíveis para os clientes, mas também no setor interno, que não deve ficar sem medicamentos importantes, principalmente aqueles de uso contínuo, direcionado a pessoas com diabetes ou doenças cardíacas, por exemplo, bem como uma gestão otimizada para identificar o momento de pedir ou não novos produtos.

A planta baixa com laudo de spda da farmácia deve ser identificada com sinalização clara, com corredores livres para receber maior tráfego e produtos populares disponíveis, para melhor acesso dos clientes. 

Conclusão

Por fim, para quem realmente busca empreender no mercado farmacêutico de varejo, precisa entender que é preciso ter esforço para atender os consumidores da melhor forma possível, e contar com uma equipe focada na excelência do trabalho. 

A ideia principal que fica é, na verdade, envolver os pacientes para melhorar a experiência de atendimento e, ponto principal, a recuperação da saúde, para manter um relacionamento de longo prazo. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

https://pharmaceuticalconsultoria.com/loja/

Quer saber como podemos ajudar sua farmácia faturar mais também nas redes sociais? Clique no link a seguir e obtenha mais informações: https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999589235 

Leave a Reply