Skip to main content

É fato, não há quem não tenha sido afetado em sua rotina de trabalho, direta ou indiretamente devido aos efeitos da pandemia em nossas vidas, com a classe médica é claro que não é diferente. A rotina mudou e muita e adaptações se fizeram necessárias. Vamos conversar mais sobre visitação médica em tempos de pandemia:

Os médicos têm se deparado com uma série de novos desafios, a telemedicina é uma novidade que veio para ficar. Junto com a telemedicina, a televisita ou visita médica a distância, se tornou uma realidade, algo que já vinha sendo testada por alguns setores da indústria farmacêutica, com a pendemia, viu-se a adesão a esta modalidade crescer rapidamente.

Mas será que os médicos estão aceitando a visita digital? Como eles têm reagido neste tipo de interação?

Uma pesquisa realizada pela Tabmedia, com aproximadamente 1000 mil médicos, em Maio de 2020 levantou como tem sido a experiência da classe médica desde o inicio da pandemia.

Como os médicos estão atravessando esse momento?  Como está visitação médica em tempos de pandemia?

Como alternativa possível em um período de isolamento social, a telemedicina é um dos canais de atendimento.

Ainda assim, de acordo com a pesquisa da Tabmedia, a maioria dos médicos – 55% – permaneceram atendendo presencialmente. Enquanto isso, outros 26% estão trabalhando com os dois formatos: atendimento presencial no consultório e telemedicina também.

O estudo aponta ainda que 10% dos médicos não estão trabalhando neste momento e 7% usam, exclusivamente, a telemedicina para fazer os atendimentos.

Merece destaque atentar para o fato de que os congressos, que fornecem conhecimento científico e espaço para compartilhamento de experiências, não estão sendo realizados. Muitos foram adiados, cancelados ou realizados digitalmente. De todo modo, os médicos estão carentes de informação nova, com acesso limitado a estudos recentes.

Ponto focal para nossa análise: o representante farmacêutico atua como um vetor de atualização do médico em um cenário onde os congressos estão sendo cancelados, adiados ou realizados on-line.

Nesse momento, como o representante farmacêutico poderia lhe ajudar através do contato digital? 58% dos médicos entrevistados reforçaram a importância da entrega de conteúdo científico. Ou seja, o médico precisa manter seu ritmo de atualização e aprendizado contínuo e o representante pode ajudá-lo.

Neste contexto, o desafio do representante farmacêutico é estar próximo ao médico, auxiliando-o, para que ele consiga superar essa fase complexa.

É fundamental ser um parceiro, um consultor importante para o médico, explorando os gatilhos certos e chamando-o para a visitação. A pesquisa mostra que os representantes que entenderam seu papel estão obtendo ótimos resultados.

Nós da Pharmaceutical estamos na linha de frente nesta tarefa junto com as farmácias magistrais e seus representantes de visitação médica para contribuir ainda mais para o sucesso dessa jornada de vendas, nós prestamos apoio com material científico em formato digital, pronto para ser enviado via e-mail ou mesmo em uma apresentação de nas transmissões por vídeoconferência.

Referências: Tabmedia e Pharmaceutical Consultoria.

Visitação médica

Converse conosco no 48 99958-9235  WhatsApp

Deixe um comentário