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Todo gestor farmacêutico sonha com o sucesso contínuo da empresa, não é mesmo? No entanto, para isso, a criação de um bom Plano de Marketing para Farmácia, atualizado com as demandas do mercado e em diálogo com o público, é necessário. Como montar um plano de Marketing para a sua Farmácia:

Esses são princípios norteadores da formulação de um plano de marketing, seja para uma assistencia tecnica iphone são paulo, para uma lanchonete do bairro, ou mais precisamente uma farmácia.

Em todos os exemplos, os donos e gestores devem entender quais demandas são requisitadas pelo público e quais as mudanças do mercado que a marca deve se adequar para se aperfeiçoar e manter o pleno desenvolvimento de forma estratégica.

Pensando nisso, o conteúdo abaixo foi preparado, com a ideia de ajudar você e a sua equipe nesse processo. Nos tópicos seguintes, você entenderá a importância do uso do marketing e como montar um bom plano do tipo para a sua farmácia. Confira!

A importância do marketing para o comércio

As estratégias de marketing possuem o poder de alavancar o nome de uma empresa, entender quais as necessidades do público-alvo e conquistá-lo para que ele encontre a marca, compre no local e divulgue o nome da sua empresa por onde ele passar.

Nessa ideia, é possível entender a importância e a potência de pensar o marketing para qualquer tipo de comércio, de empresa de instalação de energia solar, passando por padarias gourmet até as farmácias e centros médicos.

Inclusive, quando o caso é de uma farmácia, é comum pensar que as vendas se tornam mais fáceis. Basta o futuro cliente estar doente e a procura pela sua loja será instantânea.

Mas esperar pela ocorrência de uma complicação pode ser um erro, inclusive o ideal é que a farmácia não seja lembrada apenas na emergência.

Isso porque essa “passividade” pode significar a perda de uma oportunidade de venda. 

Assim, é fundamental apostar em um plano de marketing para se posicionar à frente de outras lojas que investem em um forte programa de marketing, conquistando o cliente antes mesmo que ele sinta a necessidade de ir até o local.

É isso que faz grandes engenheiros lucrarem com telefones voip preços para empresas de respeito. Eles conseguem vender a própria marca, divulgar o nome pelo mercado, clientes e, assim, vender o serviço da melhor forma. 

O mesmo pode ser aplicado em sua farmácia. Veja como nos tópicos a seguir!

O marketing voltado para a farmácia

Em cada tipo de contexto corporativo, a abordagem para a construção do marketing é diferente. Para uma farmácia, o primeiro item é respeitar o que está informado na  lei 6.224/75, responsável por regulamentar a profissão do farmacêutico.

Entre os escritos dessa prescrição, está a regra de que o profissional vendedor é quem entra em contato com os médicos, para promover os produtos da loja em questão.

Além disso, o texto também diz que os profissionais devem passar por uma assessoria médica, para se capacitarem para realizar o trabalho e auxiliar as pessoas que buscam auxílio na farmácia.

Esses dois pontos são essenciais para o início do trabalho, mas se a ideia é formular um bom plano de marketing para farmácia, uma profunda pesquisa sobre o próprio trabalho também deve ser feita.

Nessa pesquisa, é necessário entender qual tipo de comércio farmacêutico você é responsável por gerir. Existem três modelos: convencional, drugstore e popular.

Tipos de serviço farmacêutico e adequação de marketing

A farmácia convencional abrange diferentes públicos. Dentro do local, serviços como aplicação de injetáveis, aferição de pressão e assistência são prestados. Os produtos encontrados são diversos: do setor de perfumaria, genéricos e medicamentos de marca. 

Uma drugstore é ainda mais abrangente do que o modelo convencional. Já se nota esse diferencial pela disponibilidade de produtos.

Além dos medicamentos típicos, há também um espaço separado para a venda de refrigerantes, chocolates, produtos de limpeza, utilidades domésticas e muitos outros diversos itens. O foco é na praticidade e no comodismo do cliente.

Por fim, a farmácia popular possui um direcionamento na venda exclusiva de medicamentos. Os preços são mais baixos, da mesma forma o custo e a montagem de todo o espaço.

Com cada tipo de serviço criado de forma diferente, é esperado que o próprio público seja diversificado, assim como as formas de se comunicar com esses potenciais clientes. 

Nesse sentido, as práticas de marketing não podem ser aplicadas igualmente nos diferentes modelos de negócio do setor farmacêutico.

É claro que algumas ideias podem ser replicadas, tendo em vista a similaridade do negócio. 

Se um estabelecimento passa por um conserto de nobreak, o outro também pode passar. 

Mas, de certa forma, como foi possível ver aqui, é um engano pensar que as mesmas campanhas funcionarão com todos os públicos, bem como que esses espaços possuem o mesmo concorrente direto e indireto.

Dicas para um plano de marketing para a sua farmácia

Nos tópicos acima, você conseguiu entender a importância do marketing e os princípios básicos para começar a pensar em um plano de marketing para farmácia.

Apesar da existência de setores diferentes no trabalho farmacêutico, existem alguns caminhos gerais de sucesso para a área do marketing que um gestor pode seguir. Confira os passos que preparamos para você e entenda um pouco mais a seguir.

  1. Crie uma persona

Toda boa estratégia de marketing precisa de um estudo acerca de quem é o cliente que a marca procura vender o produto. Em outras palavras, é necessário pensar em uma persona.

É o primeiro passo do marketing das empresas de limpeza e conservação e também deve ser o seu. 

Assim, conhecer os anseios, as preocupações e necessidades do cliente são os pontos de base para qualquer boa estratégia de marketing. 

A persona carrega esses itens, mas, além deles, há também: nome, idade, ocupação, hobbies, escolaridade, região que a pessoa vive, poder aquisitivo e muitos outros dados. Quanto mais aprofundado, melhor é para a sua estratégia.

Os dados devem ser coletados com base em pesquisas de campo reais e pode até mesmo ser um cliente real do seu serviço que seja o exemplo do todo.

Com uma persona bem estruturada, você está pronto para a criação de um bom plano de marketing para farmácia.

  1. Apareça pela internet

Os empreendedores que menosprezam o poder da internet para o lucro dos negócios estão perdendo diversas oportunidades que nascem dentro das redes. Essa ideia é válida para quem procura por hotel em caetité bahia ou para quem procura curar uma gripe.

Quando falamos em aparecer pela internet, estamos mencionando diversos modos de estar presente dentro do ambiente digital. Entre eles:

  • Endereço digital no Google;
  • Website ou blog;
  • E-commerce;
  • Redes sociais.

Cada um dos locais acima possui um poder enorme de chegar em diferentes públicos que estão precisando do seu atendimento. A partir de cada item, a divulgação da sua farmácia fica muito mais fácil, assim como as conversões das vendas.

No caso de um blog, por exemplo, as construtoras investem em marketing de conteúdo, oferecendo artigos sobre insulfilm janela residencial. No caso de uma farmácia, o texto pode ser sobre cuidados com a mudança de temperatura.

Uma pessoa que pesquisa pelo tema pode cair no conteúdo do seu blog e, assim, chegar até o seu serviço para comprar um medicamento. 

É por essa razão que os canais digitais devem fazer parte do seu plano de marketing para farmácia.

  1. Invista em ações dentro da loja

O segmento de farmácias possui a vantagem de pensar em ações de marketing presenciais, que possuem apelos diversos e para diferentes períodos.

O gestor farmacêutico pode ir além de ofertas e promoções e estruturar campanhas de conscientização sobre alguma doença, por exemplo.

Uma data especial como o Dia Mundial do Diabetes pode ser a ocasião perfeita para pensar em palestras, eventos e parcerias com médicos para a divulgação de informações de prevenção e cuidado com a doença.

Esse tipo de ação demonstra a autoridade que o seu serviço possui para construir campanhas que informam as pessoas, bem como o valor da sua marca, demonstrando credibilidade e cuidado com o público.

Há também um forte apelo na questão de comprovar o conhecimento especializado sobre um determinado tema.

  1. Relacione-se com influenciadores

Melhor do que você promover o seu conteúdo, é ele ser referenciado por figuras de respeito da sua área. 

Atualmente, os influenciadores possuem um enorme poder de alcance para passar a mensagem da sua marca para milhões de pessoas conectadas pelas redes.

Uma pesquisa dos melhores profissionais do ramo, com alguma ligação com a sua venda, deve ser feita. Em seguida, marque uma reunião para saber a melhor forma de firmar uma divulgação. 

O contrato pode ter troca de divulgação, pagamento em dinheiro ou envio de produtos da farmácia. 

  1. Tenha perfis nas redes sociais

As redes sociais foram mencionadas em um dos tópicos acima, porém, ela precisa de uma atenção especial, tendo em vista o enorme uso desse tipo de canal por milhares de empresas atualmente, desde uma empresa que oferece serviços contabilidade até para uma loja de roupas.

Entre Facebook, Tik Tok, Instagram, Twitter e WhatsApp, você pode escolher qual rede social faz mais sentido para você e para o seu público. 

Faça um planejamento de conteúdo e certifique-se de atualizar sempre, para não distanciar o seu público.

Outra vantagem das redes está na facilidade do contato com o futuro cliente, para tirar uma dúvida antes mesmo de realizar a compra ou se deslocar até o local.

Coloque o plano de marketing em prática!

Agora que você entendeu como montar um bom plano de marketing para farmácia, você está pronto para aplicá-lo na sua loja de medicamentos. Revise o que foi explicado aqui e comece a sentir a mudança dentro do seu estabelecimento!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

https://pharmaceuticalconsultoria.com/loja/

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