Pesquisa aponta riscos de baixa proteção contra os raios ultravioleta:
Um estudo realizado por pesquisadores da UNICAMP identificou o mau uso do protetor solar pelos brasileiros. Os resultados apontaram que a aplicação errada do produto diminui a proteção contra os raios UVA e UVB em uma quantidade significante.
De acordo com especialistas, a quantidade ideal de protetor solar para o rosto é de 2 mg/cm² (1 colher de chá para a face e pescoço). Porém, a pesquisa apontou que os brasileiros não seguem essa indicação, diminuindo o FPS (fator de proteção solar) em até 60%.
O estudo contou com a participação de 100 voluntárias que utilizaram protetor solar em diferentes formatos: loção, fluido, bastão, pó compacto, pancake e mousse no rosto.
Todos os produtos utilizados estavam dentro das normas legislativas e continham a quantidade de FPS informado na embalagem.
Os resultados apontaram que a causa da baixa proteção solar estava relacionada apenas com a aplicação em menor quantidade dos produtos. Confira os números obtidos pela pesquisa:
- Loção FPS 30 / Proteção obtida na pesquisa: FPS 20,4;
- Fluido FPS 35 / Proteção obtida na pesquisa: FPS 15,4;
- Bastão FPS 45 / Proteção obtida na pesquisa: FPS: 22,1;
- Pó compacto FPS 30 / Proteção obtida na pesquisa: FPS 2,1;
- Pancake FPS 30 / Proteção obtida na pesquisa: FPS 6,9;
- Mousse FPS 30 / Proteção obtida na pesquisa: FPS15,3;
Como usar o protetor solar para proteger a pele?
O uso do filtro solar deve ser diário nas quantidades recomendadas sobre as áreas expostas, devendo ser reaplicado pelo menos duas vezes ao dia, isso em caso de não exposição direta ao sol, transpiração ou retirada do produto ao nadar. Caso isso aconteça, o protetor deve ser reaplicado imediatamente.
- 1 colher de chá para a face, pescoço e cabeça (em casos de calvície) – ou o equivalente ao tamanho de uma ervilha para o rosto somente;
- 1 colher de chá para cada braço, dorso, tórax e abdômen;
- 2 colheres de chá para cada perna;
Fonte: Minha Vida