Skip to main content

Todo comércio precisa de estratégias inovadoras que conversem com o público a fim de amplificar o negócio. E, claro, isso também serve para as vendas de sua farmácia.

Para que isso seja feito de forma efetiva, existem algumas ações e estudos a serem feitos para atingir o público desejado e transformar um comércio que pode estar parado ou com pouca movimentação. 

Pode ser o caso de contratar uma agência de publicidade ou revisar os serviços de contabilidade preços.

Contudo, quando o ambiente é de uma farmácia, é complicado lidar com períodos de campanhas específicas, pois o tempo que um cliente pode precisar de um acompanhamento não é muito claro nem direto.

Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo com 5 dicas para melhorar a performance das vendas da sua farmácia. Fique conosco neste post, anote e se prepare para aplicar as estratégias.

A importância do marketing

O primeiro passo é entender a relevância do marketing dentro do processo de crescimento de uma empresa. E essa ideia é válida para diversos nichos, de contabilidade gerencial e financeira até uma loja de bebidas, se aplicando inclusive na área da saúde.

Basicamente, o marketing nada mais é que os esforços para a divulgação do nome de uma marca, empresa ou loja. 

E, se antes os empresários investiam em outdoors, comerciais de TV e spots no rádio, hoje em dia outros locais de atenção são disputados: o meio da internet. 

Nesse sentido, uma assessoria trabalhista, ou uma padaria, tem muito a ganhar ao investir em estratégias para obter um melhor posicionamento, estando entre os nomes mais pesquisados do Google e/ou contando com boas interações nas redes sociais.

Marketing Digital para Farmácias

Quando o estudo do marketing se volta para a atualidade, principalmente frente a um cenário cada vez mais segmentado, ele deve se concentrar nos canais digitais.

Isto é, o setor responsável deve ir atrás de expandir a comunicação pelas redes sociais e a partir de um endereço virtual.

Afinal, todos nós já ficamos de frente a alguma dificuldade e a opção mais próxima era de pesquisar nossa preocupação na internet, podendo ser um escritorio de contabilidade em sp ou pizzarias da região.

O mesmo é válido para uma farmácia, principalmente considerando a rapidez que os clientes precisam solucionar a dor relacionada a essa área.

Assim, não se deve contar apenas com a disponibilidade dos produtos ou um bom atendimento. A presença estratégica no ambiente virtual é crucial para o aumento das vendas e a conquista de novos clientes.

É claro que por se tratar de um serviço físico, algumas ações dentro do estabelecimento são necessárias, mas o gestor não pode perder de vista tudo que for possível de ser feito na internet.

Abaixo, apresentamos 5 dicas para aumentar a performance do seu negócio, seja por meio digital ou presencial.

  1. Conheça bem o seu público

O aspecto principal – com o poder de guiar toda a sua estratégia – é exatamente o seu público. Ainda que as pessoas que frequentam uma farmácia sejam bem diversas, elas podem se concentrar em um nicho específico. Basta encontrá-lo.

Esse processo tem o intuito de delimitar uma persona: o seu cliente ideal, compreendendo suas necessidades específicas. 

Por isso ela deve ter nome, idade, gênero, hobbies, profissão e muitos outros dados, quanto mais informações for possível filtrar, melhor será para a sua estratégia.

A persona é tão forte que pode decidir o modo da sua comunicação, os locais das campanhas ou o tipo de produto mais específico que você deseja focar.

É um tipo de ação aplicado dentro do marketing de diversas empresas, de uma auditoria contábil para uma lanchonete com foco em hamburgueria. Os públicos são diferentes, assim como o marketing deve ser.

  1. Aumente a sua presença nas redes sociais

Outro aspecto que pode ser ampliado pelo estudo da persona é a presença nas redes sociais. Os canais digitais são frequentados por milhões de pessoas diariamente, quase a todo o momento. Em cada canal, são diversas oportunidades para alcançar novos públicos.

No entanto, você não precisa criar um perfil para cada rede social. O ideal é realmente entender quais são aquelas mais acessadas pelo seu público e, assim, começar a segui-lo dentro desses locais.

Também é ideal ter uma ideia do conteúdo mais agradável para os seus clientes. Dentro de cada rede social, existem diferentes formas de criar materiais relevantes e de alcance para quem está te seguindo. Entre as possibilidades, temos:

  • Sequência de fotos com legendas;
  • Arte explicativa sobre um tipo de doença ou tratamento;
  • Vídeo a respeito das funções de um medicamento;
  • Dicas de saúde para uma época do ano;
  • Live com as novidades do momento.

Os cenários imaginados para as redes sociais são diversos e você deve avaliar cada contexto e aquilo que mais se adequa para a relação entre o seu público e o seu serviço.

Também não esqueça de analisar o funcionamento do engajamento dos seus seguidores. É importante manter um nível de resposta, diálogo e interação com o público, para que eles também se sintam valorizados.

  1. Preste atenção no SEO

Um dos elementos de base para o marketing digital é o SEO, a sigla para Search Engine Optimization. Em tradução livre, Otimização para mecanismos de busca. Um bom SEO é responsável por deixar a sua página em primeiro lugar nas pesquisas do Google. 

Isso, hoje em dia, pode ser a solução para a chegada de um novo cliente. Quando ele procura na internet pelo tratamento de alguma doença, por exemplo, é a sua farmácia que deve aparecer na primeira página da pesquisa.

Para que isso seja possível, é necessário estudar as palavras-chaves mais pesquisadas pelo seu público. Com isso em mente, a criação de um site ou um blog para a publicação de material relevante para ser encontrado também é um passo essencial.

No blog, é possível publicar dicas de tratamento, guias de medicamentos, novas ofertas, entrevistas com médicos, vídeos e outros conteúdos. Você pode até não perceber no início, mas essas ações têm um grande poder de aumentar as vendas de sua farmácia.

  1. Tenha uma boa identidade visual

O branding é um princípio norteador de sucesso das principais marcas do mundo. Um conjunto de cores ou formato de letra pode conquistar a mente do usuário e fazer ele lembrar da sua marca onde ele estiver.

Mas, para que isso seja possível, é necessário seguir caminhos muito claros do que você compreende a respeito da sua marca. Em outras palavras, é preciso entender a personalidade da sua empresa e como ela deve ser percebida pelo público.

Esse estudo passa pelas cores escolhidas para projetar a sua empresa nos canais digitais, pelo slogan idealizado pela comunicação, pela forma de se comunicar pelos locais, entre outros itens. 

Essa ideia pode ser a chave de sucesso para uma farmácia ou para empresas de energia solar na bahia

Ela é aplicável em diversos contextos e o objetivo é torná-la mais conhecida entre o público e, consequentemente, facilitar a fidelidade dos clientes e aumentar as vendas.

  1. Promova ofertas e campanhas de fidelidade

Os comércios presenciais possuem um costume popular e eficiente para garantir o retorno dos clientes. Existem momentos onde um tipo de medicamento pode ter mais saídas. Talvez seja a hora de pensar em uma oferta ou promoção para ele.

Essa é uma ação típica do marketing e que sempre pode gerar bons resultados. 

O consumidor está à procura da melhor opção para gastar menos e, se a sua contabilidade fiscal ou a sua lanchonete promove essa chance, melhor para os dois, não é mesmo?

É claro que sempre deve ser avaliado de acordo com a saúde financeira do local. Isso porque não é possível diminuir o preço de um produto quando é necessário lucrar um pouco mais para fechar as contas do mês dentro da empresa.

Mas, como já foi comentado, é necessário um estudo para perceber quais são os produtos mais interessantes para aplicar essa oferta.

Outra possibilidade semelhante é o cartão fidelidade. Isso nada mais é que um benefício para aqueles clientes que sempre estão retornando para o local.

Quanto mais compras ele fizer, mais perto ele fica de ganhar um prêmio, como uma gratuidade ou um brinde que for possível para a sua empresa providenciar.

Esse tipo de ação pode ser interessante até para clientes de primeira viagem, que podem usá-lo para retornar ao seu ambiente e, assim, aumentar as vendas de sua farmácia.

Aumente as vendas de sua farmácia agora!

Com as dicas acima, você está pronto para conseguir a transformação necessária para a sua farmácia. Se necessário, realize um avaliação patrimonial para certificar que tudo esteja de acordo para o funcionamento do local.

Comece agora a investir no marketing digital para perceber as diferenças nos lucros, obter um crescimento positivo e aumentar as vendas de sua farmácia de forma qualificada tanto na loja online quanto no estabelecimento físico.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

https://pharmaceuticalconsultoria.com/loja/

Quer saber como podemos ajudar sua farmácia faturar mais também nas redes sociais? Clique no link a seguir e obtenha mais informações: https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999589235 

Deixe um comentário