No dia a dia da farmácia magistral os profissionais farmacêuticos precisam se desdobrar em várias atividades, e sabemos que muitas vezes as atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas formulações ficam para as horas extras. Vamos conhecer mais sobre um formulário de fórmulas magistrais?
E se você pudesse contar com materiais de divulgação extremamente ricos e com alto padrão científico para abastecer seu conhecimento imediato e ao mesmo tempo alimentar sua rede de prescritores com novidades e reviews do que já é tradicional e assim aumentar seu lucro na captação de receitas?
Apresentaremos a seguir uma entrevista com o farmacêutico Marlon Barg, que comenta os principais benefícios e pra que servem os formulários de fórmulas magistrais disponibilizados pela PHARMACEUTICAL. Confere ai:
Regis Pharmaceutical: pra que serve um formulário de fórmulas magistrais?
Marlon Barg: para o farmacêutico(a) magistral se atualizar, atualizar o prescritor, ter novas formulações diferenciadas e exclusivas… serve para ensinar como prescrever ou indicar
Regis Pharmaceutical: o que contém num formulário?
Marlon Barg: informações científicas sobre determinado tratamento, doença, atualização, fórmulas
Regis Pharmaceutical: por que é útil para o prescritor?
Marlon Barg: porque ele pode ter acesso à formulações para prescrição aos pacientes e saber que tais indicações são baseadas em estudos e não em invenções
Regis Pharmaceutical: como é feita a elaboração das terapêuticas propostas?
Marlon Barg: Estuda-se a patologia, identifica-se os resultados obtidos com aquela dose/posologia e então coloca-se de uma forma visual aquilo que foi usado no estudo
Regis Pharmaceutical: qual a fonte das referências científicas utilizadas nos formulários?
Marlon Barg: Banco de Dados Científicos de Periódicos Indexados: estudos científicos, pareceres técnicos, associações médicas/farmacêuticas e, dependendo do produto, literatura oficial do fabricante da matéria-prima, quando se trata de produtos inovadores ou exclusivos.
Regis Pharmaceutical: qual a melhor forma de apresentação desses formulários aos prescritores? Impresso ou online?
Marlon Barg: Depende. Depende do impacto que se deseja causar ou até mesmo do poder financeiro da farmácia. Residualmente falando, no caso do marketing, a versão impressa pode ser mais acessível e utilizável (e faz com que aquele material fique sempre à vista tanto do prescritor quanto do paciente). Mas essa estratégia é mais onerosa, pois o valor investido acaba sendo maior. Já on-line ou em um meio digital (como um arquivo PDF) utilizando um tablet tem um ótimo impacto (quando se utiliza um dispositivo de tela grande e com boa resolução) e, o investimento acaba sendo compensado rapidamente. Se a farmácia deseja imprimir, dependendo do tipo de papel ou impressão, os formulários acabam saindo com valor de investimento maior…mas acredito que o resultado seja mais efetivo também. Por outro lado, se o prescritor é mais atual/digital, vai preferir a versão em PDF e facilmente vai consultar o material pelo seu computador de uso, onde estiver. Ou seja: quem decide qual é a melhor forma é o “cliente”, que nesse caso é o prescritor.
Regis Pharmaceutical: Quais os benefícios para o farmacêutico magistral?
Marlon Barg: O primeiro é se atualizar. Tanto no que diz respeito às dosagens de produtos que realmente tenham eficácia, às novas abordagens e aplicações terapêuticas para produtos já conhecidos, quanto até no que diz respeito às coisas que não funcionam, e que são propagadas de forma indevida. Nesse caso (dúvidas a respeito de determinado produto) o melhor é consultar nosso suporte farmacêutico exclusivo, pois quando montamos um formulário nosso objetivo é incluir produtos que realmente funcionem (ou aqueles com melhor resposta terapêutica) e, quando “aquele” produto estiver ausente, pode ser por um dos motivos contrários aos citados anteriormente: ou não funcionam, ou são placebo, ou só têm fundamentações alegadas sem comprovação realmente científica, ou foram sei lá o que que “inventaram” e que nem temos acesso aos dados dos mesmos, pois os fabricantes/fornecedores nos dizem ser dados “sigilosos” e isso não existe. E, farmacêutico magistral precisa estar atualizado. Nem estou falando na conversão ou estímulos à venda, pois isso é outro ponto que cabe muito mais ao gestor da empresa que ao farmacêutico propriamente dito – se ele for essa pessoa, vai saber que o resultado é ótimo. Não o primeiro – o principal).
Regis Pharmaceutical: Obrigado pela entrevista.
Marlon Barg: Eu que agradeço.
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