Pele sensível é tendência em Beleza: O clima tropical do Brasil pede que a população cuide bastante de sua pele por causa dos raios ultravioletas.
Mesmo aqueles que poucos vão à praia precisam cuidar do corpo e rosto que acabam sofrendo danos ainda que de incidência de luz incandescente.
O número de pessoas que vem buscando orientação médica por causa de sensibilização da pele vem aumentando.
Quase a metade dos brasileiros afirmam possuir pele sensível tanto do rosto quanto do corpo, segundo a pesquisa Life Insights – Beauty and Care Report, encomendado pelo Minha Vida.
Os homens afirmam mais do que as mulheres (46,1% contra 44,3%) de precisarem de cuidados específicos. Mais que reforçar lançamentos é preciso trabalhar a comunicação desse tipo de produto para que se perceba o valor e efeitos deles, já que as prateleiras de lojas possuem uma infinidade de opções ao consumidor.
O impacto das embalagens e do rótulo na decisão de compra do consumidor:
Estudos comprovam que o consumo faz parte das necessidades básicas dos indivíduos, logo todos se tornam consumidores de
produtos para a sua sobrevivência.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul demonstra o impacto da embalagem e do rótulo na decisão de compra do consumidor:
Conforme visto, para 95% dos entrevistados nesta pesquisa responderam que a embalagem chama atenção, deste mesmo grupo 76% acreditam que entre produtos com a mesma finalidade, experimento uma marca nova que possua uma embalagem mais bonita, atraente e prática, o que deixa bem claro que o consumidor é convidado a conhecer novos produtos pela embalagem e esta por sua vez persuade este consumidor que vem a efetuar a compra com o propósito de conhecer o produto apenas uma embalagem chamativa.
A percepção do consumidor mediante a embalagem deixou claro que a embalagem por si é muito representativa levando 66% da amostra concordar com a questão, porém uma quantidade significativa (23%) avaliou que embora a embalagem não esteja de acordo com as leis, estes continuam comprando o produto.
Desta forma o importante é adequar produto e embalagem com boa qualidade, no seu desenvolvimento definindo os elementos adequados reunindo matérias-primas, processos produtivos, economias na fabricação, transporte, associado à qualidade do produto, pois realmente a embalagem influencia a decisão de compra do consumidor.
Um total de 88% dos entrevistados concorda que a funcionalidade, design e praticidade são fatores essenciais em uma embalagem.
O percentual de 84% concorda que a cor determina sim sensações podendo despertar sentimentos como fome, limpeza, calor e frio, podendo atrair ou repelir o consumidor, sendo este fator que pode ser determinante também na decisão.
Um total de 79% da amostra demonstra estar preocupados os que em situações futuras deixem de comprar produtos pela necessidade não visando o que irá ser feito com a embalagem após utilizá-lo.
Já o rótulo revela que 70% da amostra, antes de comprar um produto, costumam ler as informações nele contidas: marca, endereço do distribuidor, serviço de atendimento, informações nutricionais e validade.
Logo, a influência que a embalagem exerce sobre o consumidor na hora de adquirir o produto, tem grande relação com seu rótulo, pois muitas vezes a compra pode ser decidida através das informações nele contidas.
Case
Com foco no público de pele sensível, a marca inglesa Simple chega ao Brasil em outubro com 12 os produtos entre água micelar, tônico facial, sabonete, lenço de limpeza, demaquilanete, hidratante facial e desodorante.
Os itens serão vendidos em farmácias e lojas de cosméticos no Brasil.
A marca, adquirida pela Unilever em 2012, tem mais de 60 anos no mercado de cosméticos para pele sensível.
Ela é famosa no Reino Unido por não usar corantes, fragrâncias, óleo, álcool e outros ingredientes responsáveis pela maior parte das alergias da pele.
A Pharmaceutical desenvolve layout para rótulos de embalagens de produtos manipulados, conforme a imagem de capa desta matéria. Consulte-nos para orçamentos.
Fonte: Mundo do Marketing