Um estudo impactante foi realizado pela renomada Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Estatística, localizada em Santa Maria, RS, Brasil. Este estudo revelou o impacto significativo da visitação médica sobre a opinião do médico prescritor. Vamos explorar os resultados mais relevantes:
Primeiramente, é importante notar que 62,50% dos médicos da amostra acreditam que a influência do representante na decisão da prescrição é “média”. Além disso, 23,68% julgaram que essa influência é “alta”. Contrastando com essas opiniões, apenas 13,82% acreditam que a influência do representante na decisão da prescrição do medicamento é “baixa”.
Surpreendentemente, nenhum dos médicos da amostra escolheu a opção que a presença do representante “não influencia” na decisão da prescrição do medicamento. Ao somar as opções “alta” e “média”, chegamos a um total de 86,18% dos médicos da amostra que acreditam ser influenciados pelos representantes na hora da prescrição.
Quando questionados sobre a importância do “visual aid”, muitos médicos pesquisados posicionaram-se em favor do material. Foi verificado que 48,68% dos médicos classificam o “visual aid” como “muito importante”. Adicionalmente, 31,58% acham que o material “tem alguma importância”. Por outro lado, 15,80% atribuem a ele uma “razoável importância”. E, por fim, apenas 3,94% não veem “importância alguma” neste recurso.
Com base nesses dados, pode-se inferir que as farmácias de manipulação devem investir cada vez mais neste tipo de apelo promocional.
Este estudo evidenciou que a classe médica é favorável às ações de mercado desenvolvidas pelos laboratórios farmacêuticos. Destaca-se que a presença do propagandista é de fundamental importância para a atualização médica. Além disso, a venda pessoal, com a presença de um representante de marketing (propagandista) exercendo a comunicação entre a empresa e o médico, tem se mostrado eficaz.
Também ficou constatado que o marketing de relacionamento é relevante como meio de fidelizar o médico na prescrição dos medicamentos farmacêuticos. Portanto, pode-se inferir que as farmácias de manipulação devem investir cada vez mais neste tipo de apelo promocional.
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Palavras-chave foco:
- Visitação médica
- Influência do representante
- Prescrição médica
- Visual aid
- Farmácias de manipulação
- Ações de mercado
- Atualização médica
- Marketing de relacionamento
- Medicamentos farmacêuticos
Frases-chave foco:
- “Impacto da visitação médica na opinião do médico prescritor”
- “Influência do representante na decisão da prescrição”
- “Importância do visual aid na opinião dos médicos”
- “Investimento em apelo promocional por farmácias de manipulação”
- “Favorabilidade da classe médica às ações de mercado dos laboratórios farmacêuticos”
- “Importância do propagandista para a atualização médica”
- “Eficácia da venda pessoal na comunicação entre a empresa e o médico”
- “Relevância do marketing de relacionamento na fidelização do médico na prescrição dos medicamentos farmacêuticos”