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Em busca do post perfeito? Textos longos ou curtos na rede social da farmácia?

As mídias sociais nos possibilitam utilizar variados formatos de anúncios e publicações, e acreditamos que você saiba que imagens e vídeos, são os campeões de interação e engajamento.

Porém só o tipo de publicação não é suficiente para ter sucesso, precisamos de chamadas poderosas, criativas, educativas ou informativas para envolver o público.

Na hora de criar seu post, já bateu aquela dúvida de qual seria o tamanho ideal do texto? Se o melhor é texto longo ou curto? Os limites de caracteres nas redes sociais alteram constantemente, mas saber o tamanho ideal de uma legenda, aumentam a probabilidade de que as pessoas leiam e interajam com as suas publicações.

Mas afinal, textos longos ou curtos? Qual deles devo utilizar? Vamos às dicas que vão te ajudar a solucionar esta dúvida.

Para o Facebook, qual é o tamanho de texto ideal?

Segundo Jeff Bullas, considerado pela Revista Forbes um grande influenciador de diretores de marketing e um dos maiores talentos de marketing social do mundo, para chamadas em campanha de marketing digital, 80 caracteres, atingem em média uma taxa de 66% de engajamento (o que podemos considerar um ótimo número). Mas será que quanto menor o texto, melhores resultados são obtidos?

A AdEspresso realizou um experimento para testar esta tese. Nele, testaram 7 anúncios diferentes para a mesma oferta, mantendo a mesma imagem e modificando apenas a chamada. Abaixo podemos ver um resumo do que foi feito:

·         Anúncio 1: uma frase, versão 1 (afirmação + dados);
·         Anúncio 2: uma frase, versão 2 (pergunta);
·         Anúncio 3: uma lista;
·         Anúncio 4: uma lista + emojis;
·         Anúncio 5: contendo um parágrafo;
·         Anúncio 6: contendo 3 parágrafos;
·         Anúncio 7: contendo 6 parágrafos

Você arriscaria dizer qual deles teve melhor aceitação e gerou mais leeds? Se seu palpite foi no anúncio 1, sinto lhe dizer que ele não só não venceu, como teve um CPA (custo por ação) muito alto.

Confira agora os resultados de cada teste, juntamente com os leeds gerados e seu respectivo CPA (em dólar).

·         um parágrafo: 32 leads, CPA $ 4.83;
·         3 parágrafos: 28 leads, CPA $ 5.40;
·         6 parágrafos: 27 leads, CPA $ 5.44;
·         lista: 25 leads, CPA $ 5.64;
·         lista + emojis: 20 leads, CPA $ 7.38;
·         uma sentença anúncio 1: 13 leads, CPA $ 10.82;
·         uma sentença anúncio 2: 12 leads, CPA $ 11.74

Com base nos números apresentados, podemos dizer então que precisamos padronizar nossas campanhas em um formato de texto de um único parágrafo?

Não necessariamente, (quase) tudo vai depender do produto ou serviço que você está oferecendo. Algumas informações de valor podem ser transmitidas muito bem com meia dúzia de palavras, geralmente quando tratamos de produtos e marcas bem conhecidas. Para outros setores mais complexos (como o nosso de Farmácia de Manipulação), o usuário precisa ser abastecido com informações mais valiosas para entender melhor do que se trata.

Além disso, outro fator de suma importância para determinar ao certo qual a quantidade de texto mais efetiva, é conhecer exatamente o público que você quer atingir. Por exemplo, se você identificou que o seu maior público é o da Geração X (que são os nascidos entre 1960 e 1980), há mais chances de que seus textos sejam lidos por completo do que se seu público for em maior parte da Geração Z (nascidos depois dos anos 2000).

Fato é que você não deve assumir nada de antemão, ideal é fazer testes, sempre! E ver efetivamente o que converte melhor para o seu público e o seu negócio.

E para o Instagram, como fica?

Se você quiser maximizar o engajamento em suas publicações, o Instagram recomenda utilizar uma legenda de 138-150 caracteres. Mas não se desespere! Podemos partir do mesmo ponto de vista anterior.

Você já deve ter ouvido alguma vez que o “conteúdo é tudo”? Certo que é um clichê e não deixa de ser verdade. O conteúdo digital criado é fundamental. Nem sempre os textos longos têm maior qualidade que os curtos, apenas em alguns casos eles tendem a solucionar problemas mais complexos que os textos curtos não conseguiriam.

Claro, que não precisamos dizer a você, que não se deve sair criando textos longos e cheios de “abobrinhas” só para atingir um tamanho considerado grande. Para colher frutos ainda melhores com sua rede social, coloque em mente que você deve oferecer conteúdo de qualidade e que tenha utilidade para seu público alvo.

Não fique preso à somente criar textos longos ou curtos para suas campanhas e posts na rede social da farmácia. Fazer pesquisas, testes e análises são muito bem vindas.

 

Rede social da farmácia

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