Hoje em dia o empreendedor dono de uma farmácia ou que deseja cuidar de um negócio desse ramo deve ter em mente que parte do negócio deve incluir um site para farmácia. Com a maioria das atividades sendo digitais, é o melhor modo de atrair os consumidores. Saiba como um site pode ajudar sua farmácia atrair mais clientes.
É por meio do site que você vai conseguir atrair mais clientes, divulgar os produtos, disponibilizar as informações sobre a empresa, deixar fontes para contato e muitos outros itens possíveis.
Para entender a importância que um site tem para que o negócio da sua farmácia cresça de verdade, confira este artigo que preparamos para você, pensando justamente no poder que esse mecanismo possui para atrair mais clientes
A importância de ter um site para o seu negócio
Seja você o dono de uma empresa de paisagismo ou de uma farmácia do bairro, a existência de um site possui tudo para ajudar a alavancar os seus negócios.
O motivo principal é que são poucos os consumidores que procuram um produto direto na loja, e não na internet.
Nesse sentido, você estará se saindo na frente dentro do mercado, ao apresentar o produto para aquele que começou a procurar pelo medicamento sem ainda se dirigir ao seu local.
Para tanto, antes do site, é recomendável criar um perfil no Google Meu Negócio, onde será possível disponibilizar as principais informações do seu comércio, seja ele uma pizzaria assis, ou, nesse caso, uma farmácia.
É nessa plataforma que você vai dizer o nome, endereço e horário de funcionamento da sua loja. Além disso, há também a possibilidade de enviar fotos do local e avaliações dos clientes. Também é ali que você pode deixar o endereço do seu site.
Com essas duas inserções digitais, você terá mais confiança do público e vai obter a credibilidade dentro do nicho que está inserido.
Como criar o seu próprio site para farmácia
O primeiro passo para criar o seu site para farmácia é ter uma boa ideia de título. De preferência, o mesmo da sua farmácia. Posteriormente, registre o domínio do site, isto é, a localização dele na internet, de forma regulamentada.
Em seguida, escolha uma plataforma para hospedar o seu site. Existem diversas plataformas gratuitas e fáceis de usar. Tenha em mente o que você deseja alcançar com o site, a fim de analisar se algum investimento mais robusto será necessário.
Caso queira aprimorar e construir um site avançado com diversas funções possíveis, você pode contratar uma consultoria em TI para ajudar você ou sua equipe no processo de construção de site.
Como aumentar o alcance com o seu site
Não basta estar na internet com um site, para fazer com que as pessoas cheguem até você, é necessário usar ferramentas do marketing digital para tornar o seu site responsivo. Isso é válido para diversos cenários, da farmácia para a venda de forno de lastro com vapor.
Em outras palavras, fazer uso do SEO – Otimização para Mecanismos de Busca – para que ele chegue nos principais resultados das pesquisas. Para tanto, é necessário seguir alguns métodos como:
- Produção de conteúdo constante;
- Uso de palavras-chaves;
- Layout para celular;
- URL amigável e meta descrição presentes.
Cada um desses itens formam um site com grandes chances de ranquear na primeira página do Google. Também é importante se basear nos dados do SEO local, para atingir o público que mora perto da sua farmácia.
Mas se os nomes listados acima parecem estranhos para você, não tem problema. Vamos entender um pouco sobre cada um deles mais abaixo.
Produção de conteúdo no site: Saiba como um site pode ajudar sua farmácia atrair mais clientes
A produção de artigos, listas, notícias, especiais e diversos outros formatos dentro do seu site ou blog é fundamental para garantir a notoriedade entre os seus pares e clientes.
Isso é válido para diversos contextos, de uma loja especializada em venda de roupas para o website de um vendedor de cabeamento estruturado.
Mas, no nosso caso, a intenção é publicar conteúdos especializados sobre farmácia. É aqui que você irá mostrar que entende do assunto e que está atento para as novidades do mercado.
Você pode colocar tudo dentro do seu site ou separar uma seção somente para o blog com a produção dos artigos.
Lembre-se sempre de tratar de temas que dizem respeito ao universo farmacêutico, para que o leitor sinta que está em um local de referência e autoridade.
Alguns exemplos de assuntos incluem listas de medicamentos indicados para o tratamento de uma dor específica, descrições sobre remédios que estão em ofertas, cuidados para a saúde e muito mais.
Uso de palavras-chave
A produção de conteúdo é um ponto importante do gerenciamento do site para farmácia, mas, antes disso, é necessário realizar um estudo aprofundado sobre as melhores palavras-chaves que ajudarão o seu site a rankear bem no Google.
É ela que ajuda você a encontrar um bom hotel em Caetité Bahia meses antes de viajar e será ela que vai ajudar seu público a encontrar o local certo para comprar um remédio ou cosmético.
Na pesquisa de palavras-chaves, você vai entender o conteúdo que o seu público está indo atrás, para que assim o planejamento de conteúdo e a produção possam ser realizados.
É por isso que as pautas não podem ser feitas de forma aleatória, decididas sem antes realizar essa pesquisa. A partir desse passo, você conseguirá usar o seu site para atingir muito mais clientes.
Layout para celular
A maioria dos servidores que hospedam sites possuem a possibilidade de deixar o site responsivo para a exibição em celulares e smartphones.
Essa deve ser uma medida essencial na programação do site, tendo em vista que muitas pessoas acessam o conteúdo somente pelo celular, na correria do cotidiano ou antes de sair de casa em busca de um medicamento.
Com um site responsivo com foco no celular, tablet e computador, você vai garantir que todos os tipos de clientes possam acessar o seu site para farmácia, ler o conteúdo e comprar os medicamentos sem maiores complicações.
Essa prática já é uma regra entre diversos contextos que buscam atingir maiores vendas, seja o fabricante de gerador silenciado ou o vendedor de lanches caseiros do bairro.
URL amigável e meta descrição presentes
A produção de um URL amigável e a meta descrição em cada uma de suas publicações são os ingredientes especiais para que o Google leia o seu site e identificar que ele está de acordo com as melhores práticas do SEO.
Com uma URL amigável, o seu leitor, cliente e o robô do Google vão entender que o seu Site para Farmácia é confiável e não pretende enganar aquele que navega pelo endereço. Já a Meta descrição fornece um resumo ao usuário antes do clique final.
Há ainda a importância de pensar em um bom título, subtítulo, H1, H2, que seriam os tópicos de um artigo, e os hyperlink, que devem levar o seu leitor para outros caminhos dentro do site.
A junção desses elementos completam a lista de um site perfeito para atrair mais clientes, pois são responsáveis por fazer o seu site circular por mais pessoas e aparecer em mais pesquisas do Google.
Benefícios para a sua farmácia
Os benefícios que a criação de um site para farmácia com a formulação dos itens mencionados terão para o seu comércio de medicamentos são diversos.
Com a estratégia de SEO, o site tende a aparecer na primeira página do Google, fazendo com que o público chegue até ele, crescendo ainda mais os acessos e referências.
O próximo passo é fácil e natural: essas pessoas respeitarão o seu serviço e vão comprar no seu local.
Dessa forma, do site completamente online, o usuário vai se deslocar até a sua farmácia, aumentando as suas vendas.
Com um endereço online ainda é mais fácil de fidelizar os clientes, ou seja, fazer com que o consumidor divulgue o seu serviço para colegas e amigos, compartilhando publicações e informações hospedadas no seu site.
Essas práticas são responsáveis por transformar diversos tipos de negócios. São técnicas capazes de fazer crescer um técnico com foco em conserto de iphone até um novo mercado da região.
Tenha já um site para a sua farmácia!
Depois de todas essas dicas e ideias, o que você está esperando para começar a formular o seu Site para Farmácia? Faça o seu comércio ser conhecido virtualmente e atraia ainda mais clientes para o seu local.
Estude você mesmo as técnicas de SEO e marketing digital ou contrate uma agência especializada. De qualquer forma, você estará a poucos passos de vender ainda mais medicamentos para o seu público!
Veja como a Pharmaceutical pode lhe ajudar a fazer um site: https://pharmaceuticalconsultoria.com/interativa/
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Saiba como um site pode ajudar sua farmácia atrair mais clientes.