A criação de conteúdo para farmácia envolve um conhecimento acerca do público-alvo, das ferramentas que envolvem a rede social e um monitoramento da rede. Preparamos 4 dicas de criação de conteúdo para as redes da sua farmácia.
Pensando nisso entendemos que é muito importante que as empresas invistam em redes sociais e saibam como criar material, inclusive, nas farmácias.
As farmácias são estabelecimentos essenciais, pois lidam com produtos importantes para a manutenção da saúde, seja no aspecto preventivo de doenças, como também para o seu tratamento.
Ainda assim, as farmácias podem comercializar produtos cosméticos, desde produtos para a beleza até os destinados para a higienização.
O ramo das farmácias é bastante atrativo e por isso, muitos empreendedores estão investindo no meio.
O que falta, muitas vezes, é saber como destacar o seu empreendimento diante de tantos. Com o crescimento das redes sociais, por meio de redes como o Instagram, Facebook e Linkedin, as farmácias possuem uma excelente oportunidade de aumentar o seu número de clientes e obter um diferencial competitivo.
Como esse é um assunto de extrema importância para as empresas e as farmácias, neste artigo, vamos trazer dicas de como sua farmácia pode ser um destaque nas redes sociais. Acompanhe os detalhes no decorrer do artigo!
Os benefícios da sua farmácia investir em redes sociais
O primeiro passo, antes de apontarmos as dicas para o seu negócio, é levar em conta os motivos pelos quais sua empresa deve investir em redes sociais.
É importante ressaltar que isso vale tanto para as farmácias, como para qualquer outra empresa, a exemplo, um intercâmbio agências.
Existem vários motivos pelos quais sua empresa deve investir em redes sociais, mas o primeiro deles se dá pelo fato de que a sociedade está cada vez mais conectada. Ou seja, é impossível pensar em ter um negócio se ele não está no ambiente digital.
Empresas que não estão na rede, seja por meio de um site ou das redes sociais, correm o risco de perder clientes e a possibilidade de divulgar sua marca.
O segundo ponto que merece destaque se dá pelo fato de que as redes sociais trazem visibilidade para sua empresa, ou seja, seu público-alvo estará lá.
Com as redes sociais, sua empresa tem a chance de divulgar promoções, conteúdos informativos e reforçar a autoridade da marca.
As redes sociais são também uma chance importante de fortalecimento da sua marca e como consequência, você atrai novos clientes para sua marca, o que promove um aumento do número de vendas.
Além disso, as redes sociais permitem uma fidelização dos clientes, porque é possível manter o relacionamento por lá.
Ou seja, em resumo, podemos afirmar que as redes sociais são importantes, porque:
- Fazem com que sua empresa esteja por dentro das novidades;
- Reforçar a autoridade da marca;
- Atrai novos clientes;
- Permite o aumento do número de vendas;
- Fideliza os clientes;
- Permite a interação com seu público-alvo;
- É uma forma importante de divulgar seus produtos ou serviços.
Por isso, não importa se seu negócio é um mercadinho que comercializa cesta básica alimentar, ou uma farmácia de pequeno, médio ou grande porte, a recomendação é criar conteúdo para as redes sociais!
Dicas para as redes sociais de sua farmácia
Agora que você já sabe quais são os benefícios de uma rede social, é fundamental falarmos sobre dicas para que você tenha sucesso em suas redes.
Isso é importante porque não basta criar uma rede social e estar no meio digital, é necessário engajar seus seguidores e obter novos clientes.
O processo de atração do seu público envolve alguns conhecimentos técnicos que falaremos aqui. Por isso, acompanhe uma série de dicas importantes para sua farmácia!
Sua farmácia precisa ter identidade visual
O primeiro ponto que trazemos neste artigo é a definição de uma identidade visual, que é a forma como seus clientes verão sua marca e a reconhecerão.
Imagine que existem várias farmácias disponíveis no mercado. Como o cliente saberá que é a sua? Por meio da identidade visual.
Ela conta com a definição de cores que serão utilizadas, assim como da criação de um logotipo. Além disso, é importante definir quais são seus valores, missão institucional e os objetivos que sua marca pretende atingir.
Dessa forma, fica mais fácil estabelecer uma relação com seu público e direcionar o conteúdo de forma assertiva.
Converse com seu público e busque entendê-lo
Sua empresa precisa definir quem é seu público-alvo. Por isso, é possível elaborar algumas pesquisas para entender de perto quem são essas pessoas.
É essencial que sua empresa busque estabelecer uma comunicação clara, direta e objetiva com seu público, inclusive, aceitando feedbacks e buscando melhorar no meio do caminho.
Uma vantagem das redes sociais é a possibilidade de interagir com seu público, seja por meio de comentários, mas também com as respostas que são enviadas no direct.
Uma sugestão de conteúdo para se aproximar do público é mostrar no dia a dia como sua farmácia funciona, ou seja, as novidades de um novo produto que chegou, como são feitos os medicamentos manipulados, a parceria da sua farmácia trazendo descontos em uma academia com aula de hidroginástica, dentre outros.
Produza um conteúdo de qualidade
Outro ponto importante é pensar na produção de conteúdo com qualidade. Sua farmácia não pode publicar qualquer coisa. São bons conteúdos que conseguem atrair o público-alvo, assim como gerar engajamento.
Para criar um conteúdo de qualidade, o primeiro passo é conhecer seu público-alvo e produzir uma comunicação segmentada.
É essencial que, conhecendo o público, sua empresa saiba em que fase da jornada de compra do consumidor ele está. Por exemplo, muitas vezes, a pessoa ainda não é um cliente da sua farmácia e está em busca de um conteúdo informativo.
Esse é o momento de sua farmácia reforçar a autoridade da marca, mostrando que é uma referência no assunto. Já em outros casos, o cliente já é uma pessoa fidelizada ao seu negócio e precisa conhecer os benefícios disso.
Dessa forma, é possível anunciar parcerias e descontos em um restaurante argentino moema, academias e outras empresas.
É importante pensar também na diversificação do conteúdo, levando em conta a especificidade da rede social. Por exemplo, redes como o Instagram e o Tiktok admitem muitos vídeos e fotos.
Já redes como o Linkedin e até mesmo o facebook, admitem mais o uso de textos em conjunto com vídeos e fotos. Para produzir um vídeo profissional, a dica é realizar a contratação de uma produtora de televisão ou produtora de vídeo.
Analise as métricas
Uma vantagem das redes sociais é a possibilidade de mensurar os resultados por meio de métricas. Entender sobre elas e fazer uma análise estatística é essencial para compreender como está o engajamento da sua farmácia nas redes.
É importante entender para além do número de curtidas, o ideal é fazer uma análise levando em conta dias de publicação e horários que são mais relevantes para o seu público.
Além disso, é possível descobrir também qual é o tipo de conteúdo que chama mais a atenção das pessoas em sua rede. Essa análise é feita em todos os negócios, até mesmo em editoras de livros infantil cristão.
Ideias de conteúdo para sua farmácia
A partir das dicas que apresentamos aqui, você pode estar pensando por onde começar a produção de conteúdo com qualidade. Não se preocupe que vamos te orientar! Acompanhe nossa lista a seguir!
- Invista no uso de fotos para o público;
- Quando fizer alguma publicação, explique de forma clara sobre o que se trata;
- Busque humanizar a marca;
- Anuncie promoções e ofertas em sua farmácia;
- Aposte no uso de vídeos com os atendentes da farmácia;
- Mostre o dia a dia em sua farmácia;
- Aposte em lives para tirar dúvidas dos seus clientes;
- Reposte conteúdos e marcações de clientes e empresas parcerias;
- Crie sorteios, pois isso aumenta o número de seguidores;
- Explore as plataformas disponíveis em sua rede social.
Sobre o uso de fotos e vídeos, já temos destacado neste artigo a relevância desse conteúdo para as redes sociais. Sobretudo, quando falamos de vídeos mais curtos, já que as pessoas estão na correria do dia a dia.
É essencial fazer um conteúdo planejado e pensado, mas que ao mesmo tempo, fala da rotina, mostre áreas em sua farmácia como de paisagista de jardim e seja espontâneo. Isso traz a humanização da sua marca e atrai a atenção do público.
É essencial explorar as plataformas e funcionalidades da rede, seja por foto, vídeo, stories e lives.
Inclusive, sobre lives, é possível convidar empresas parceiras para discutir assuntos de saúde e até mesmo, temáticas do cotidiano e inovações, como é o caso de uma loja que venda areia de gato biodegradável e seja parceria da farmácia.
Destacamos também a criação de conteúdo voltada para os descontos e promoções, inclusive, em empresas parceiras que comercializem produtos.
Agora que você já sabe essas dicas, implemente a que mais se encaixa na sua farmácia.
A Pharmaceutical pode lhe ajudar na criação de conteúdo para suas redes, veja como funciona clicando aqui.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.