A pele está regularmente exposta a diversas agressões ambientais, incluindo a radiação solar, cujos efeitos biológicos podem induzir queimaduras solares, discromias, envelhecimento cutâneo e câncer. À seguir veremos informações sobre: Loções fotoprotetoras na prescrição dermatológica.
Dentre as medidas de fotoproteção, os protetores solares constituem parte relevante da estratégia de prevenção dos danos causados pela radiação solar e, para uma ação efetiva, o paciente deve aderir ao uso do produto e este, por sua vez, deve seguir parâmetros técnicos para promover a proteção adequada.
Este artigo de revisão reúne os conceitos mais atuais e relevantes sobre fotoproteção para uso dermatológico, incluindo os desafios para sua formulação, os riscos de determinados princípios ativos fotoprotetores para a segurança individual, ambiental e a importância do rigor na determinação da eficácia do produto, considerando os aspectos, destacando diferenças relevantes entre o Brasil e outros países.
Assim, ao avaliar um protetor solar, não apenas os aspectos visuais e a percepção sensorial serão avaliados imediatamente, mas também a qualidade e adequação do veículo, a composição química da formulação, os riscos ambientais, a fotoestabilidade do sistema de triagem e a medição do seu espectro de proteção.
O conhecimento técnico dos protetores solares pode auxiliar os dermatologistas nesse importante papel de educar os pacientes sobre as melhores estratégias fotoprotetoras em cada situação. os riscos ambientais, a fotoestabilidade do sistema de triagem e a medição do seu espectro de proteção.
Referência consultada ( sobre Loções fotoprotetoras na prescrição dermatológica)
Addor FAS, Barcaui CB, Gomes EE, Lupi O, Marçon CR, Miot HA. Sunscreen lotions in the dermatological prescription: review of concepts and controversies. An Bras Dermatol. 2022 Jan 14:S0365-0596(21)00311-1. doi: 10.1016/j.abd.2021.05.012.
- Visitação médica não tem segredo, tem frequência e persistência, vontade e ação e relacionamento com os especialistas: A visitação médica vale a pena e é o único motor capaz de alavancar as vendas de forma continuada e sustentável a longo prazo de uma farmácia ou laboratório.